Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Opinião

O outro lado da guerra colonial visto por Dora Alexandre

A autora adverte-nos logo no limiar da conversa de que não é um livro convencional sobre aquelas guerras de África que mobilizaram mais de um milhão de jovens, entre 1961 e 1975: “Não se centra nos conflitos, não explica aos bastidores ou a estratégia militar. Mas é um livro sobre a vida durante a […]

11:49 22 Abril, 2015 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Beja Santos *

A autora adverte-nos logo no limiar da conversa de que não é um livro convencional sobre aquelas guerras de África que mobilizaram mais de um milhão de jovens, entre 1961 e 1975: “Não se centra nos conflitos, não explica aos bastidores ou a estratégia militar. Mas é um livro sobre a vida durante a guerra. Apesar dos momentos menos bons que muitos terão vivido, os militares portugueses não passavam os dias a lamentar a sua sorte. Souberam adaptar-se às circunstâncias, ser fortes, encontrar soluções criativas e trazer de lá momentos que vale a pena recordar”.

Primeiro, aquelas viagens de barco, para alguns de avião, as despedidas dolorosas, os enjoos, a expectativa do desembarque. E depois a descoberta de uma nova realidade, o embate perante genes e costumes, o deslumbramento com a fauna e a flora, os mosquitos, o calor infernal, as formigas construtoras de bagabaga, a marabunta, as formigas devoradoras, os tornados, as chuvas diluvianas, os arrozais, as florestas espectaculares.

Segundo, a diversidade de fazer a guerra, as tropas em destacamentos, vivendo como em ermitérios, abastecidas sabe Deus como, as tropas especiais, os fuzileiros com as suas lanchas e os seus zebros, guerras com muitos tiros ou muito poucos, e as múltiplas especialidades, desde as transmissões, passando pelos maqueiros e cozinheiros até às autometralhadoras, os baptismos de fogo, o primeiro morto do nosso grupo de combate, os hinos e cantigas para animar a malta, é um repositório de peripécias de que se escolhe uma, felizmente com um final feliz.

Era conhecido pelo Vila de Rei, um soldado muito alto em bem constituído que andava para ali cheio de febres altas e tremores. Combatia a doença indiferente aos tiroteios e morteiradas constantes. “A dada altura, quando a Companhia de Pára-quedistas 121 estava dentro do perímetro de Gadamael-Porto, presenciou o cúmulo do azar: uma granada acertou precisamente na palhota onde estava o soldado doente, deixando-a completamente destruída. Nem queriam acreditar… Dentro da vala onde se protegiam do ataque inimigo, os pára-quedistas entreolharam-se, consternados, comentado o infortúnio do rapaz por quem, infelizmente, já nada havia a fazer. A granada acertara-lhe em cheio. Eis que, para surpresa de todos, viram então chegar o suposto defunto a arrastar o físico a muito custo, e a ficar especado e incrédulo perante a destruição do local onde tentava curar-se do paludismo: tinha ido à casa de banho…”.

A vida no mato tinha a ver com toda esta diversidade e as respostas que as unidades encontravam, melhorando o conforto, cultivando hortas, dando assistência médica às populações, assegurando a defesa com fortins, arame-farpado, valas, abrigos para os combustíveis e viaturas.

Quarto, era um mundo de logística complicada, por vezes os reabastecimentos eram verdearias operações, os cozinheiros tinham que imaginar menus com ingredientes intragáveis, como a dobrada liofilizada, e os quartéis sujeitos a flagelações permanentes tinham que receber as munições na manhã seguinte, lá vinham os helicópteros. Logística complexa, e também prestadores de serviços desvelados, caso dos médicos e dos enfermeiros nos hospitais da retaguarda.

Quinto, as diversões, a procura de sexo, o ensino das primeiras letras aos soldados praticamente analfabetos que não podiam abandonar a tropa sem o exame da 4ª classe. Ficamos aqui com um quadro bem completo que como se desanuviava o espírito em tempo de guerra, imitando touradas, indo à caça, ouvindo música, escrevendo aerogramas. E um dia a guerra acabou, nuns casos houve conversações amistosas com os inimigos de ontem, como na Guiné, noutros assistiu-se à eclosão da guerra civil, como em Angola, com os seus cenários dantescos.

Dora Alexandre em 50 entrevistas registou memórias e vivências especiais e soube vazá-las numa reportagem animada, colorida, onde entram artistas, militares de carreira, somos tomados por histórias insólitas, algumas bem divertidas, casos de boémia desopilante e até entra no saco das memórias o cabo Domingos, conhecido como Belle Dominique, um travesti que deu muito que falar. Uma interessante recolha de peripécias e recordações… porque há memórias da guerra que nunca se apagam, mesmo que não metam mortos nem feridos.

* Assessor do Instituto de Defesa do Consumidor e consultor do POSTAL

Torneira a pingar. Crédito: Freepik
Nacional

Portugal vai ter cortes de água prolongados nestes dias e estas serão as regiões afetadas

06:30 30 Agosto, 2026 17:39 29 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Saiba que ruas e localidades têm interrupções programadas e cortes no abastecimento de água esta semana e em que horas deve preparar-se

Praia dos Pescadores, em Albufeira.
Algarve

Conheça a praia no Algarve que perdeu a Bandeira Azul este ano e cujo acesso se faz através de escadas rolantes

09:30 30 Agosto, 2026 11:03 28 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Bandeira Azul deixou de estar hasteada nesta praia no Algarve, conhecida pelo acesso através de escadas rolantes

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva “acima do normal” durante 3 semanas e esta vai ser a região afetada

08:30 30 Agosto, 2026 17:55 29 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Previsão alargada do IPMA aponta para chuva acima dos valores habituais em parte dos Açores durante as próximas semanas

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Segurança Social vai verificar rendimentos de quem recebe este apoio e pode aceder a estes dados

17:30 29 Agosto, 2026 14:46 29 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras da Prestação Social Única reforçam a verificação dos rendimentos dos beneficiários por parte da Segurança Social

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Mais chuva e trovoadas a caminho de Portugal: temperaturas vão subir mas o mau tempo pode chegar a partir deste dia

11:40 30 Agosto, 2026 11:31 30 Agosto, 2026 | João Luís

Semana começa com calor, mas previsão aponta para mudança do estado do tempo com poeiras, chuva e trovoadas

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Segurança Social paga em média 786 euros aos homens reformados, mas mulheres ficam nos 452 euros

11:06 30 Agosto, 2026 11:06 30 Agosto, 2026 | João Luís

Os dados oficiais mostram uma diferença de mais de 330 euros mensais entre dois grandes grupos de pensionistas da Segurança Social

Algarve Economia Nacional

Alcoutim pode ver vendida a maior central solar do país após insolvência da dona britânica

11:54 30 Agosto, 2026 11:54 30 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Produção abaixo do previsto, preços baixos, incêndios e uma reclamação de 143 milhões agravaram a crise da sociedade que controla em Alcoutim a Solara4

Algarve

Faro recebe julgamento de polícias de Olhão acusados de sequestro e homicídio de homem marroquino

11:31 30 Agosto, 2026 11:33 30 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Dois agentes da PSP de Olhão enfrentam julgamento em Faro a 8 de setembro, num mês marcado pelo regresso de vários processos mediáticos

Praia da Rocha, em Portimão.
Algarve Vídeo

“Viver perto do mar sem depender do turismo sazonal”: família elege esta cidade no Algarve para morar e descreve-a como “completa”

10:10 30 Agosto, 2026 22:38 27 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Família elegeu esta cidade no Algarve para viver perto do mar e explica por que vê ali uma alternativa à vida dependente da época balnear

Passaporte e mochila num aeroporto. Crédito: Freepik AI
Nacional

Vai viajar de avião? Há uma mudança nos aeroportos portugueses a partir de 6 de setembro

10:00 29 Agosto, 2026 16:09 28 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Lisboa, Porto e Faro estão entre os aeroportos onde o controlo das fronteiras tem provocado maior pressão

Reunião de professores. Crédito: Foto AI
Economia Mundo

“Mudou a nossa vida”: mulher descobre a realidade ‘dura’ de 100 professores e faz gesto ‘marcante’ numa reunião surpresa que deixou a sala em lágrimas

09:00 30 Agosto, 2026 18:23 28 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Professores de um distrito da Califórnia foram surpreendidos durante uma reunião com ajuda de grande impacto

Opinião

Os deficientes sentem-se perdidos nos supermercados portugueses | Por Paulo Freitas do Amaral

07:30 30 Agosto, 2026 19:40 19 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Uma sociedade verdadeiramente inclusiva não deve obrigar uma pessoa com deficiência a escolher entre a autonomia e a segurança"

Casal de idosos na rua. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Casal de idosos de 75 e 77 anos tiveram de viver com 700€ por mês numa estação após serem despejados da casa onde viviam há 10 anos para proprietário transformar em alojamento turístico

18:20 28 Agosto, 2026 17:57 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Este casal de idosos teve de viver numa estação de comboios em Lisboa com apenas 700 euros por mês após terem sido despejados da sua casa

Lidl. Crédito: DR
Nacional

Faz compras no Lidl? Loja manda devolver este produto vendido em Portugal e recebe o dinheiro mesmo sem talão

14:00 29 Agosto, 2026 13:28 29 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Três lotes de um produto alimentar estão a ser recolhidos pelo Lidl em Portugal depois de uma análise ter detetado um teor elevado de mercúrio

Ponte Sardão-Meirinhos. Crédito: Foto DR
Nacional

Conheça esta ponte que já foi considerada uma das mais bonitas de Portugal pela sua arquitetura e paisagem digna de postal

20:20 28 Agosto, 2026 18:08 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Arquitetura e integração com a paisagem natural ao seu redor fazem esta ponte ser considerada uma das mais dignas de visita de Portugal

Cacela Velha. Crédito: RTA
Algarve

Espanhóis rendem-se a esta pequena localidade do Algarve: dizem que aqui está a região “reduzida ao essencial”

18:30 26 Agosto, 2026 23:28 27 Agosto, 2026 | João Luís

Uma publicação espanhola colocou esta pequena localidade entre os lugares que merecem uma visita no Algarve

Torneira a pingar. Crédito: Freepik
Nacional

Portugal vai ter cortes de água prolongados nestes dias e estas serão as regiões afetadas

06:30 30 Agosto, 2026 17:39 29 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Saiba que ruas e localidades têm interrupções programadas e cortes no abastecimento de água esta semana e em que horas deve preparar-se

Praia dos Pescadores, em Albufeira.
Algarve

Conheça a praia no Algarve que perdeu a Bandeira Azul este ano e cujo acesso se faz através de escadas rolantes

09:30 30 Agosto, 2026 11:03 28 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Bandeira Azul deixou de estar hasteada nesta praia no Algarve, conhecida pelo acesso através de escadas rolantes

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva “acima do normal” durante 3 semanas e esta vai ser a região afetada

08:30 30 Agosto, 2026 17:55 29 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Previsão alargada do IPMA aponta para chuva acima dos valores habituais em parte dos Açores durante as próximas semanas

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Segurança Social vai verificar rendimentos de quem recebe este apoio e pode aceder a estes dados

17:30 29 Agosto, 2026 14:46 29 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras da Prestação Social Única reforçam a verificação dos rendimentos dos beneficiários por parte da Segurança Social

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Mais chuva e trovoadas a caminho de Portugal: temperaturas vão subir mas o mau tempo pode chegar a partir deste dia

11:40 30 Agosto, 2026 11:31 30 Agosto, 2026 | João Luís

Semana começa com calor, mas previsão aponta para mudança do estado do tempo com poeiras, chuva e trovoadas

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Segurança Social paga em média 786 euros aos homens reformados, mas mulheres ficam nos 452 euros

11:06 30 Agosto, 2026 11:06 30 Agosto, 2026 | João Luís

Os dados oficiais mostram uma diferença de mais de 330 euros mensais entre dois grandes grupos de pensionistas da Segurança Social

Algarve, Economia, Nacional

Alcoutim pode ver vendida a maior central solar do país após insolvência da dona britânica

11:54 30 Agosto, 2026 11:54 30 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Produção abaixo do previsto, preços baixos, incêndios e uma reclamação de 143 milhões agravaram a crise da sociedade que controla em Alcoutim a Solara4

Algarve

Faro recebe julgamento de polícias de Olhão acusados de sequestro e homicídio de homem marroquino

11:31 30 Agosto, 2026 11:33 30 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Dois agentes da PSP de Olhão enfrentam julgamento em Faro a 8 de setembro, num mês marcado pelo regresso de vários processos mediáticos

Praia da Rocha, em Portimão.
Algarve, Vídeo

“Viver perto do mar sem depender do turismo sazonal”: família elege esta cidade no Algarve para morar e descreve-a como “completa”

10:10 30 Agosto, 2026 22:38 27 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Família elegeu esta cidade no Algarve para viver perto do mar e explica por que vê ali uma alternativa à vida dependente da época balnear

Passaporte e mochila num aeroporto. Crédito: Freepik AI
Nacional

Vai viajar de avião? Há uma mudança nos aeroportos portugueses a partir de 6 de setembro

10:00 29 Agosto, 2026 16:09 28 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Lisboa, Porto e Faro estão entre os aeroportos onde o controlo das fronteiras tem provocado maior pressão

Reunião de professores. Crédito: Foto AI
Economia, Mundo

“Mudou a nossa vida”: mulher descobre a realidade ‘dura’ de 100 professores e faz gesto ‘marcante’ numa reunião surpresa que deixou a sala em lágrimas

09:00 30 Agosto, 2026 18:23 28 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Professores de um distrito da Califórnia foram surpreendidos durante uma reunião com ajuda de grande impacto

Opinião

Os deficientes sentem-se perdidos nos supermercados portugueses | Por Paulo Freitas do Amaral

07:30 30 Agosto, 2026 19:40 19 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Uma sociedade verdadeiramente inclusiva não deve obrigar uma pessoa com deficiência a escolher entre a autonomia e a segurança"

Casal de idosos na rua. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Casal de idosos de 75 e 77 anos tiveram de viver com 700€ por mês numa estação após serem despejados da casa onde viviam há 10 anos para proprietário transformar em alojamento turístico

18:20 28 Agosto, 2026 17:57 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Este casal de idosos teve de viver numa estação de comboios em Lisboa com apenas 700 euros por mês após terem sido despejados da sua casa

Lidl. Crédito: DR
Nacional

Faz compras no Lidl? Loja manda devolver este produto vendido em Portugal e recebe o dinheiro mesmo sem talão

14:00 29 Agosto, 2026 13:28 29 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Três lotes de um produto alimentar estão a ser recolhidos pelo Lidl em Portugal depois de uma análise ter detetado um teor elevado de mercúrio

Ponte Sardão-Meirinhos. Crédito: Foto DR
Nacional

Conheça esta ponte que já foi considerada uma das mais bonitas de Portugal pela sua arquitetura e paisagem digna de postal

20:20 28 Agosto, 2026 18:08 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Arquitetura e integração com a paisagem natural ao seu redor fazem esta ponte ser considerada uma das mais dignas de visita de Portugal

Cacela Velha. Crédito: RTA
Algarve

Espanhóis rendem-se a esta pequena localidade do Algarve: dizem que aqui está a região “reduzida ao essencial”

18:30 26 Agosto, 2026 23:28 27 Agosto, 2026 | João Luís

Uma publicação espanhola colocou esta pequena localidade entre os lugares que merecem uma visita no Algarve

Últimas Notícias

  • Alcoutim pode ver vendida a maior central solar do país após insolvência da dona britânica
    Alcoutim pode ver vendida a maior central solar do país após insolvência da dona britânica
  • Mais chuva e trovoadas a caminho de Portugal: temperaturas vão subir mas o mau tempo pode chegar a partir deste dia
    Mais chuva e trovoadas a caminho de Portugal: temperaturas vão subir mas o mau tempo pode chegar a partir deste dia
  • Faro recebe julgamento de polícias de Olhão acusados de sequestro e homicídio de homem marroquino
    Faro recebe julgamento de polícias de Olhão acusados de sequestro e homicídio de homem marroquino
  • Segurança Social paga em média 786 euros aos homens reformados, mas mulheres ficam nos 452 euros
    Segurança Social paga em média 786 euros aos homens reformados, mas mulheres ficam nos 452 euros
  • “Viver perto do mar sem depender do turismo sazonal”: família elege esta cidade no Algarve para morar e descreve-a como “completa”
    “Viver perto do mar sem depender do turismo sazonal”: família elege esta cidade no Algarve para morar e descreve-a como “completa”

Opinião

  • Os deficientes sentem-se perdidos nos supermercados portugueses | Por Paulo Freitas do Amaral
    Os deficientes sentem-se perdidos nos supermercados portugueses | Por Paulo Freitas do Amaral
  • O país de orelhas moucas | Por José Figueiredo Santos
    O país de orelhas moucas | Por José Figueiredo Santos
  • A limpeza é um desporto de risco | Por Ana Alexandra Resende
    A limpeza é um desporto de risco | Por Ana Alexandra Resende

Europe Direct Algarve

  • De Oulu a Évora, a Europa debate a propósito da Cultura a proteção da liberdade artística na era da Inteligência Artificial | Por João Palmeiro
    De Oulu a Évora, a Europa debate a propósito da Cultura a proteção da liberdade artística na era da Inteligência Artificial | Por João Palmeiro
  • Pensões em Portugal podem mudar? União Europeia aponta estes 3 países como exemplo para o futuro
    Pensões em Portugal podem mudar? União Europeia aponta estes 3 países como exemplo para o futuro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento