Nos próximos dias 28 e 29 de Maio, Portimão irá acolher a 3ª edição do Lota Cool Market, este ano sob o mote “Tropical Vibes”, um Mercado de Novo Artesanato, Design & Produtos Gourmet de produção nacional que trará pelo terceiro ano consecutivo à Zona Ribeirinha e Antiga Lota projectos de criativos nacionais e inovadores.
Estão confirmados 50 expositores, oriundos de diferentes partes do país e do Algarve. Diana Condesso, a mentora desta iniciativa conta mais uma vez com a organização da Teia d’ Impulsos- Associação Social, Cultural e Desportiva e o apoio institucional da Câmara de Portimão e da Junta de Freguesia de Portimão.
Um “Mercado Pop-Up” e ao ar livre e que conta com a novidade de dois dias a pedido de muitos visitantes. Propostas únicas e originais de artesãos urbanos, novos designers e artistas das mais diversas áreas, sempre inspirados nas tendências do momento, da moda e da decoração vão vibrar no final do mês de maio a cidade de Portimão.
“O mercado mais cool do sul” apresentará propostas alternativas de design e de produtos vintage e gourmet. O tema desta edição, “Tropical Vibes”, definirá o ambiente e os expositores, os motivos tropicais das palmeiras, das folhagens verdes, das frutas como o ananás e bananas, os pássaros e as flores aliados à decoração dos expositores trazem simplicidade e leveza, relembrando o filme emblemático dos anos 80: “A Lagoa Azul”.
O Lota Cool Market será pelo terceiro ano consecutivo um ponto de encontro e uma montra de referência na divulgação do que de mais criativo se faz no país.
Na área do design estão garantidos expositores como a Frame – postais que imitam fotos em polaroid, Água na Boca – com cake design, Whittle – Bijuteria em acrílico, Sol da Eira – Bolsas e capas de Tablet com tecidos do mundo, Blue-B – roupa desportiva para criança.
No Novo Artesanato as presenças confirmadas são a Sigues – com bijuteria feita a partir da reciclagem de jornais e revistas, a Re- Palete – com placas decorativas pintadas feitas a partir de paletes usadas, a Alambre – com trabalho em cork coating, a Love in Boxes – Bijuteria inspirada em azulejos portugueses, a Bebunxi e Mimar Baby, Pezinhos de Algodão e 4Amoricas – Roupa e acessórios de criança e DaAnna – Roupa de Criança feita a partir de t-shirts recicladas.
No que concerne ao Gourmet está confirmada a presença da Saboreal – Conservas, do Amour Gourmet – Chocolates e licores, do Dom Chique – Licor, da Naturalmente – comida macrobiótica e vegan, do Pé de Salsa – Frutas e legumes biológicos e do Sushi 4 Home- Sushi.
No âmbito do Street Food, este ano apostou-se em aumentar o leque, visto ser uma vertente do mercado onde existia muita procura, face ao número de visitantes dos anos anteriores e as novidades são a Casavostra – Hamburguers Gourmet, o Cantinho do Gelado – Gelados Caseiros, a Lambreta Maria do Mar – com baguete de cavala, o Em Pão Torrado – Pão Saloio Recheado e The Litlle Kitchen – Pizzas caseiras e as mais habituais Caipijoka’s e Rock n’Doll com as tostas de meio metro.
A grande alteração desta edição são os dois dias de Mercado, sendo que no dia 28, o horário é das 16 às 24 horas e no dia 29, das 12 às 18 horas. O Lota Cool Market é de entrada livre e no recinto haverá espaço não só para a mostra e venda de produtos de novo artesanato, design e gourmet como para o entretenimento e música alusiva ao tema.
Para complementar este ambiente tropical, o cartaz musical deste ano vai ser muito “Caetano/Tom Jobim” pelo conceito da sonoridade brasileira tranquila ideal para um final de tarde tropical e que alinha com o espírito cool deste evento.
No sábado, dia 28 de maio, existirão dois momentos musicais ao vivo. Um ao fim da tarde, com Tiago Valentim e Bruno Vitor, que vão trazer uma sonoridade tropical muito na onda de Caetano Veloso e Tom Jobin outro à noite, com Gijoe, um Dj que é reconhecido a nível nacional e residente em Portimão, estando ainda por confirmar algumas boas surpresas.