Bruno Mendes da Silva, investigador do Centro da Investigação em Artes e Comunicação (CIAC), na Universidade do Algarve, acaba de lançar online o filme interactivo, “O Livro dos Mortos”, que conta com a participação do actor e apresentador Luís Pereira de Sousa.
O filme, que assinala a conclusão do projecto de pós-doutoramento, “Os caminhos que se bifurcam, hipóteses de interactividade para o cinema do futuro”, acontece nos anos 20, quando duas senhoritas se tentam livrar de um cadáver numa noite de Primavera.
O filme interage com o espectador a dois níveis: através do controlo de certas acções das personagens e através do controlo do tempo da narrativa, possibilitando ao espectador o seu próprio ritmo de leitura, como acontece quando se lê um livro.
“O Livro dos Mortos”, à semelhança do filme lançado em 2014, Neblina, no âmbito do mesmo projecto do investigador, procura explorar a relação entre o espectador e a narrativa, que se pretende cada vez mais activa e participativa.
Segundo o investigador, “no panorama actual, no qual emergem as novas tecnologias, aliadas à transdisciplinaridade, este projecto experimenta premissas teóricas ligadas ao tempo e ao cinema, tendo como objectivo último o contributo para a evolução da linguagem audiovisual”.
Nesta fase final, “Os caminhos que se bifurcam” estuda, juntamente com outros investigadores e uma empresa algarvia, a potencial aplicação comercial dos resultados deste estudo.
O filme pode ser visto em: http://oscaminhosquesebifurcam.com/livros-dos-mortos.html
Mais informações sobre o projecto em: http://oscaminhosquesebifurcam.com/