Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Economia, Edição Papel, Nacional, Opinião

O futuro ao alcance da mão | Por Elidérico Viegas

Análise e perspetivas turísticas (39) | A opinião de Elidérico Viegas, empresário e gestor hoteleiro: “Conhecer quem vende e quem quer comprar é a condição “sine qua non” para se poder ser um bom intermediário”

12:30 14 Janeiro, 2024 15:50 13 Janeiro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

As agências de viagens viveram desde o seu início, em meados do século XIX, uma época dourada, sobretudo a partir do advento do turismo contemporâneo no final da década de cinquenta do século passado, tendo algumas delas evoluído para grossistas e, muitas outras, absorvidas e integradas em redes de retalhistas detidas por Operadores Turísticos.

A alteração das lógicas comerciais entretanto ocorridas, decorrentes do avanço das novas tecnologias de informação, criaram canais de distribuição de férias e hábitos de consumo que afectaram seriamente o modelo de negócio tradicional, com especial incidência ao nível da chamada intermediação, leia-se das agências de viagens, situação que levou mesmo ao encerramento, reconversão, falência e desaparecimento de muitos destes agentes turísticos.

Porém, ironia das ironias, o desmoronamento progressivo e acentuado do modelo de negócio turístico concentrado em grandes grupos, a requerer novas soluções empresariais, permitem às agências de viagens tradicionais reconquistar, através da implementação de novas estratégias de gestão e do recurso a novas técnicas de marketing, fatias de mercado e oportunidades de negócio nunca experimentadas anteriormente, o que vem relançar a sua importância na cadeia de valor do sector turístico e empresarial.

ELIDÉRICO VIEGAS
Empresário e gestor hoteleiro

Conhecer quem vende e quem quer comprar é a condição “sine qua non” para se poder ser um bom intermediário

De facto, e para quem vaticinava até há pouco tempo, o desaparecimento das agências de viagens tradicionais, vulgo retalhistas, não pode deixar de assumir agora o potencial que estas estruturas empresariais, organizadas não raras vezes em empresas unifamiliares, podem desempenhar no negócio turístico no futuro.

A intermediação, no mundo dos negócios, quer para quem compra quer para quem quer vender, sempre foi considerada uma actividade mal vista, praticada por gente considerada de mau porte e sem escrúpulos, cujo enriquecimento fácil e rápido é conseguido à custa das fraquezas de terceiros.

O risco fica, normalmente, com quem produz e investe não só o que é seu como o que é dos outros, apresentando-se como o elo mais fraco na hora da distribuição da riqueza gerada. A parte mais substancial do lucro é, deste modo, deixada nas mãos dos habilidosos e “inteligentes”, quais intrusos oportunistas de rédea à solta nos mercados, comprando barato e vendendo caro, tirando para si as mais valias recolhidas à custa dos que ousando arriscar desconhecem as mais elementares regras daquilo a que pomposamente chamamos, na era moderna, de marketing ou políticas de marketing. Independentemente das designações, sempre assim foi e sempre assim será.

Conhecer quem vende e quem quer comprar é a condição “sine qua non” para se poder ser um bom intermediário e, por conseguinte, no caso em apreço, um bom agente de viagens. Esta ligação entre o produto e o consumo não só não é nociva como pode e deve ser incentivada e promovida, desde que respeitadora das boas regras comerciais e de relacionamento entre parceiros. Ou seja, cada galo no seu poleiro.

Daí que, as agências de viagens começassem por ser exclusivamente comissionistas, antes de se terem aventurado por outros caminhos, em alguns casos com resultados desastrosos. O regresso às origens apresenta-se, neste contexto, como uma alternativa credível, saudável, consistente e, muito principalmente, economicamente sustentada em termos de futuro, desde que atentas e salvaguardadas as necessárias e indispensáveis adaptações.

Os negócios deverão ficar com os chamados “donos do negócio”. Ou seja, as incursões em actividades económicas pouco conhecidas resultam quase sempre mal. O turismo constitui um bom exemplo nesta máxima.

É minha convicção pessoal que as agências de viagens tradicionais, enquanto agentes de intermediação no negócio turístico, dispõem hoje de um conjunto de ferramentas que, se devidamente utilizadas, podem relançar progressivamente estas empresas relegadas, durante anos, para um plano secundário na actividade turística, reposicionando-as, pelas suas características e especificidades, como importantes dinamizadores da economia do turismo.

O espírito que animou o primeiro agente de viagens mundial há mais de 180 anos (1841), Thomas Cook, persiste e continua mais vivo do que nunca. Por isso, e sendo certo que o futuro das agências de viagens não está num regresso ao passado, a verdade é que estas se encontram bem posicionadas para enfrentar e vencer os desafios decorrentes das transformações que se verificam nos mercados turísticos e nos hábitos dos consumidores de férias, desempenhando o papel decisivo e determinante que, apesar de tudo, sempre tiveram na afirmação e consolidação do sector turístico à escala mundial.

*O autor escreve de acordo com a antiga ortografia

Leia também: Algarve tem razões para reivindicar Lobby que bata o pé ao Terreiro do Paço | Por Elidérico Viegas

Idosa a olhar para preço dos combustíveis. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Combustíveis vão ‘disparar’ a partir desta data e estes serão os novos preços

18:00 30 Abril, 2026 16:26 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Combustíveis vão voltar a subir de preço em maio, numa altura em que o barril de petróleo atingiu valores recorde desde 2022

Algarve Gastronomia

Aprenda o truque algarvio para fazer caracóis como manda a tradição do 1.º de Maio

16:00 30 Abril, 2026 15:51 30 Abril, 2026 | João Luís

Quer fazer caracóis perfeitos no 1.º de Maio? Siga este truque tradicional que muitos algarvios não dispensam

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e vento forte: mau tempo não vai dar tréguas e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 30 Abril, 2026 14:38 29 Abril, 2026 | João Luís

Chuva intensa e vento forte estão previstos para várias regiões. Saiba quando o mau tempo será mais intenso e quais as zonas mais afetadas

Casal a tratar de papelada. Crédito: Freepik AI
Economia

IRS 2026: o pormenor esquecido que está a ‘cortar’ o reembolso a muitas famílias

15:40 30 Abril, 2026 11:56 30 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Todos os anos, muitas famílias perdem dinheiro no IRS por um pormenor discreto na declaração. Em 2026, o erro repete-se e nem sempre é óbvio

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva volta a ‘molhar’ Portugal a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas 

11:00 30 Abril, 2026 15:09 29 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

A chegada do mês de maio deverá trazer chuva e trovoadas a várias regiões de Portugal continental

Ricardo Claro. Crédito: Facebook
Algarve

Funeral de Ricardo Claro realiza-se sábado em Faro

12:31 30 Abril, 2026 14:25 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Último adeus a Ricardo Claro realiza-se em Faro este sábado, num momento de despedida marcado pela dor e consternação de familiares e amigos

Juiz no tribunal. Crédito: Freepik
Economia Europa

Pedreiro sofre enfarte e é despedido por WhatsApp: tribunal declara despedimento nulo e condena empresa a pagar 5.000 euros e salários que deixou de receber

19:38 30 Abril, 2026 19:38 30 Abril, 2026 | João Luís

Trabalhador foi despedido por WhatsApp depois de sofrer um enfarte e estar de baixa médica. Tribunal espanhol considerou o despedimento discriminatório, ordenou a readmissão e condenou a empresa a pagar indemnização e os salários deixados de auferir

Reunião de professores. Crédito: Foto AI
Nacional

Nova idade da reforma? Petição de professores ultrapassa fasquia e pode acabar no Parlamento

06:30 30 Abril, 2026 01:45 30 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Uma iniciativa sobre a idade da reforma já passou uma fasquia importante e pode agora seguir um caminho com maior peso político

Algarve Cultura

Tavira recebe concerto solidário da Cruz Vermelha com Fernando Pereira e Patrycja Gabrel

14:50 30 Abril, 2026 14:58 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Concerto solidário da Cruz Vermelha em Tavira junta música e apoio social, apelando à participação da comunidade local

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vem aí uma nova prestação social e pode ‘dar uma folga’ à sua carteira: Governo esclarece quem poderá receber

08:30 26 Abril, 2026 10:00 28 Abril, 2026 | João Luís

Governo já deu mais detalhes sobre a nova prestação social. Descubra quem pode beneficiar e quando pode avançar

Megatúnel subaquático em construção. Crédito: Foto AI
Economia Europa Mundo

Megatúnel subaquático de 42 km de extensão e 475 m de profundidade vai unir 2 países ‘aqui ao lado’ e esta será a sua localização

09:30 26 Abril, 2026 15:57 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Este projeto de um megatúnel subaquático, pensado entre estes dois países desde 1980, teve avanços em 2025 mas a data do início da obra ainda não é oficial

Hospedeira a servir bebida. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Nem café nem água: hospedeira revela qual a bebida que ‘nunca’ deve pedir a bordo de um avião

09:10 29 Abril, 2026 23:37 28 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Hospedeira fala acerca de uma bebida muito pedida a bordo de um avião que causa algumas dificuldades à tripulação

Algarve Cultura

Festival Setecentista toma conta de VRSA com três dias de história viva

19:20 30 Abril, 2026 19:20 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Recriações históricas, cortejos e concertos levam VRSA ao século XVIII num festival que celebra identidade, cultura e turismo

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Tech

Especialistas alertam: não deve imprimir o talão no Multibanco e estes são os motivos

18:30 28 Abril, 2026 17:50 28 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Certos gestos no Multibanco podem expor dados pessoais e bancários sem que se aperceba. Saiba porque deve evitar imprimir o talão após uma operação

Algarve

Jovens sensibilizados para direitos e deveres em Albufeira

18:30 30 Abril, 2026 18:30 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Ciclo “Educar para o Direito” sensibiliza jovens em Albufeira para direitos, deveres e riscos, com sessões nos dias 5 e 6 de maio

Algarve Vida & Lazer

Ria Formosa celebra 48 anos com dia aberto e atividades gratuitas

18:40 27 Abril, 2026 18:32 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Dia aberto leva visitantes a descobrir a Ria Formosa com mais de 30 atividades gratuitas dedicadas à natureza, ciência e biodiversidade

Idosa a olhar para preço dos combustíveis. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Combustíveis vão ‘disparar’ a partir desta data e estes serão os novos preços

18:00 30 Abril, 2026 16:26 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Combustíveis vão voltar a subir de preço em maio, numa altura em que o barril de petróleo atingiu valores recorde desde 2022

Algarve, Gastronomia

Aprenda o truque algarvio para fazer caracóis como manda a tradição do 1.º de Maio

16:00 30 Abril, 2026 15:51 30 Abril, 2026 | João Luís

Quer fazer caracóis perfeitos no 1.º de Maio? Siga este truque tradicional que muitos algarvios não dispensam

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e vento forte: mau tempo não vai dar tréguas e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 30 Abril, 2026 14:38 29 Abril, 2026 | João Luís

Chuva intensa e vento forte estão previstos para várias regiões. Saiba quando o mau tempo será mais intenso e quais as zonas mais afetadas

Casal a tratar de papelada. Crédito: Freepik AI
Economia

IRS 2026: o pormenor esquecido que está a ‘cortar’ o reembolso a muitas famílias

15:40 30 Abril, 2026 11:56 30 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Todos os anos, muitas famílias perdem dinheiro no IRS por um pormenor discreto na declaração. Em 2026, o erro repete-se e nem sempre é óbvio

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva volta a ‘molhar’ Portugal a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas 

11:00 30 Abril, 2026 15:09 29 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

A chegada do mês de maio deverá trazer chuva e trovoadas a várias regiões de Portugal continental

Ricardo Claro. Crédito: Facebook
Algarve

Funeral de Ricardo Claro realiza-se sábado em Faro

12:31 30 Abril, 2026 14:25 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Último adeus a Ricardo Claro realiza-se em Faro este sábado, num momento de despedida marcado pela dor e consternação de familiares e amigos

Juiz no tribunal. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Pedreiro sofre enfarte e é despedido por WhatsApp: tribunal declara despedimento nulo e condena empresa a pagar 5.000 euros e salários que deixou de receber

19:38 30 Abril, 2026 19:38 30 Abril, 2026 | João Luís

Trabalhador foi despedido por WhatsApp depois de sofrer um enfarte e estar de baixa médica. Tribunal espanhol considerou o despedimento discriminatório, ordenou a readmissão e condenou a empresa a pagar indemnização e os salários deixados de auferir

Reunião de professores. Crédito: Foto AI
Nacional

Nova idade da reforma? Petição de professores ultrapassa fasquia e pode acabar no Parlamento

06:30 30 Abril, 2026 01:45 30 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Uma iniciativa sobre a idade da reforma já passou uma fasquia importante e pode agora seguir um caminho com maior peso político

Algarve, Cultura

Tavira recebe concerto solidário da Cruz Vermelha com Fernando Pereira e Patrycja Gabrel

14:50 30 Abril, 2026 14:58 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Concerto solidário da Cruz Vermelha em Tavira junta música e apoio social, apelando à participação da comunidade local

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vem aí uma nova prestação social e pode ‘dar uma folga’ à sua carteira: Governo esclarece quem poderá receber

08:30 26 Abril, 2026 10:00 28 Abril, 2026 | João Luís

Governo já deu mais detalhes sobre a nova prestação social. Descubra quem pode beneficiar e quando pode avançar

Megatúnel subaquático em construção. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Mundo

Megatúnel subaquático de 42 km de extensão e 475 m de profundidade vai unir 2 países ‘aqui ao lado’ e esta será a sua localização

09:30 26 Abril, 2026 15:57 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Este projeto de um megatúnel subaquático, pensado entre estes dois países desde 1980, teve avanços em 2025 mas a data do início da obra ainda não é oficial

Hospedeira a servir bebida. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Nem café nem água: hospedeira revela qual a bebida que ‘nunca’ deve pedir a bordo de um avião

09:10 29 Abril, 2026 23:37 28 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Hospedeira fala acerca de uma bebida muito pedida a bordo de um avião que causa algumas dificuldades à tripulação

Algarve, Cultura

Festival Setecentista toma conta de VRSA com três dias de história viva

19:20 30 Abril, 2026 19:20 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Recriações históricas, cortejos e concertos levam VRSA ao século XVIII num festival que celebra identidade, cultura e turismo

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Tech

Especialistas alertam: não deve imprimir o talão no Multibanco e estes são os motivos

18:30 28 Abril, 2026 17:50 28 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Certos gestos no Multibanco podem expor dados pessoais e bancários sem que se aperceba. Saiba porque deve evitar imprimir o talão após uma operação

Algarve

Jovens sensibilizados para direitos e deveres em Albufeira

18:30 30 Abril, 2026 18:30 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Ciclo “Educar para o Direito” sensibiliza jovens em Albufeira para direitos, deveres e riscos, com sessões nos dias 5 e 6 de maio

Algarve, Vida & Lazer

Ria Formosa celebra 48 anos com dia aberto e atividades gratuitas

18:40 27 Abril, 2026 18:32 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Dia aberto leva visitantes a descobrir a Ria Formosa com mais de 30 atividades gratuitas dedicadas à natureza, ciência e biodiversidade

Últimas Notícias

  • Pedreiro sofre enfarte e é despedido por WhatsApp: tribunal declara despedimento nulo e condena empresa a pagar 5.000 euros e salários que deixou de receber
    Pedreiro sofre enfarte e é despedido por WhatsApp: tribunal declara despedimento nulo e condena empresa a pagar 5.000 euros e salários que deixou de receber
  • Festival Setecentista toma conta de VRSA com três dias de história viva
    Festival Setecentista toma conta de VRSA com três dias de história viva
  • Jovens sensibilizados para direitos e deveres em Albufeira
    Jovens sensibilizados para direitos e deveres em Albufeira
  • Casting para ‘Moda Tavira 2026’ procura jovens talentos
    Casting para ‘Moda Tavira 2026’ procura jovens talentos
  • Rua do Alentejo com trânsito interrompido em Armação de Pêra
    Rua do Alentejo com trânsito interrompido em Armação de Pêra
  • Combustíveis vão ‘disparar’ a partir desta data e estes serão os novos preços
    Combustíveis vão ‘disparar’ a partir desta data e estes serão os novos preços

Opinião

  • Doadores a partidos políticos passam a ser secretos. Quem é quem? | Por Tiago Manuel
    Doadores a partidos políticos passam a ser secretos. Quem é quem? | Por Tiago Manuel
  • O desafio da falta de mão de obra no Algarve | Por João Arroja Neves
    O desafio da falta de mão de obra no Algarve | Por João Arroja Neves
  • O simbolismo do 1.º de Maio num tempo de capitalismo selvagem | Por Luís Ganhão
    O simbolismo do 1.º de Maio num tempo de capitalismo selvagem | Por Luís Ganhão
  • A evolução da costa do Algarve na antiguidade: O extremo Sotavento. O Guadiana – Parte III | Por José Manuel do Carmo
    A evolução da costa do Algarve na antiguidade: O extremo Sotavento. O Guadiana – Parte III | Por José Manuel do Carmo
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • 40 anos de Europa celebrados em Faro com programa especial
    40 anos de Europa celebrados em Faro com programa especial
  • Cancelaram o seu voo devido à crise no combustível? Se fizer isto pode ter direito a 600€ de indemnização
    Cancelaram o seu voo devido à crise no combustível? Se fizer isto pode ter direito a 600€ de indemnização
  • Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
    Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal