“Não haverá cura para o cancro nos próximos anos porque os estudos na área estão mal direccionados”, afirmou ao POSTAL Cezar Van Louicci, naturopata e investigador.
“O cancro neste momento não tem cura. Mas não há razão para que qualquer pessoa que tenha neste momento, tenha tido ou possa vir a ter, fique desesperada ou triste por causa disso. A grande esperança é que a pessoa que teve a doença, não venha a tê-la mais durante a vida, mesmo que o vírus ainda esteja dentro dela”, explica Cezar.
Através dos tratamentos ditos convencionais a pessoa não consegue, na opinião do naturopata, viver sem estar alarmada, principalmente aquelas a quem supostamente foi removido o “problema”.
“O que me preocupa mesmo é a questão da eliminação residual, porque as pessoas que já “se livraram do cancro” se optarem por não fazer mais nada depois do tratamento vão ter problemas no futuro. E as que fizeram cirurgia vão ter metástases, porque a cirurgia tem consequências, ela vai libertar líquidos do tumor”.
O investigador chega mesmo a afirmar que “todas as pessoas” que conhece, que fizeram cirurgia, “tiveram metástases”, e explica que “quando há metástases é muito mais complicado, porque ter cancro em vários sítios ao mesmo tempo é muito mais difícil de se curar, às vezes nem se pode mexer”. Para Cezar, a cirurgia “tem de ser sempre a última coisa a ser feita”.
O que é a naturopatia
“Em naturopatia a vantagem é que tentamos encontrar sempre um equilíbrio, esta é a nossa forma de tratar”, afirmou ao POSTAL. “O problema”, lamenta, “é que as pessoas só procuram naturopatas como último recurso, somos como os padres”.
A Naturopatia ou medicina naturopata é conhecida por ser um sistema de medicina baseado no poder de cura da natureza. Os médicos naturopatas tentam encontrar a causa da doença através da compreensão do corpo, da mente e do espírito da pessoa. A maioria dos médicos naturopatas usam uma variedade de terapias e técnicas como a nutrição, a mudança de comportamento, fitoterapia, homeopatia e acupunctura.
Na opinião do naturopata brasileiro, a medicina dita “não convencional”, “está subvalorizada há muitos anos, desde que a Food and Drug Administration (FDA) e a Organização Mundial de Saúde (OMS) assumiram o seu poder”. “Como quem dirige toda a parte oncológica é um laboratório farmacêutico, enquanto não houver uma decisão do sistema de medicina internacional de se separar da industria farmacêutica, o problema vai continuar”, afirma o investigador.
“Aquele caso da Angelina Jolie tirar as mamas eu considero uma aberração da ciência. A cirurgia profiláctica é uma dupla cirurgia que dá muito dinheiro ao cirurgião, e quando ela tirou as mamas o problema continuou lá porque o problema não estava nas mamas, faz parte do gene dela”, explicou.
O naturopata contou ao POSTAL que tem “uma cliente a quem o médico disse que tinha meses de vida. A senhora não chegou a fazer quimioterapia nem radioterapia, nessa altura ela começou a procurar tratamentos naturais e encontrou-me a mim. Desde aí o cancro nunca mais avançou, agora estamos a começar a trabalhar na remissão porque o tratamento natural é muito mais lento do que esses tratamentos agressivos, mas resulta. Ao fim de oito anos de tratamento saber que a doença não evoluiu é positivo e ela não sofreu, não está inchada, não perdeu o cabelo”.
Cezar Van Louicci afirma que hoje em dia não acredita na ciência por considerar ser tudo um jogo de interesses.
“Acredito apenas em mim e em estudos independentes porque as empresas farmacêuticas é que mandam em tudo”. Questionado sobre se será possível modificar a situação, o naturopata faz uma analogia: “Já viu a formiga? A formiga é o animal mais forte que existe na Terra, consegue levantar 20 vezes o peso dela. O elefante é gigante mas já viu o elefante levantar 20 vezes o peso dele? Mas a formiga fá-lo e mesmo tendo tal força se a formiga se meter na frente de um comboio o maquinista nem sente a formiga e passa-lhe por cima. E aqui passa-se a mesma coisa, por mais força que eu tenha se eu quiser lutar contra o sistema não o vou conseguir parar”.
O Algarve foi o primeiro local a receber a apresentação deste ciclo de apresentações da palestra intitulada “Câncer tem Cura? O que é realmente o câncer e como deve ser tratado”. O ciclo ainda passará por Espanha, Brasil e Inglaterra.
A iniciativa foi organizada pela Associação Semear Saúde, pela Associação dos Doentes Oncológicos de Tavira (ADOT) e pela SOS Oncológico – Unidade e Equipa Comunitária de Cuidados Paliativos do Algarve.