Os novos subtainers (contentores enterrados de grande capacidade) para o lixo urbano indiferenciado já estão a ser instalados pela Fagar na cidade de Faro, tal como o POSTAL tinha antecipado em notícia publicada recentemente.
Os novos contentores enterrados já podem ser vistos em algumas zonas da Penha e do Vale da Amoreira, nomeadamente na Rua Dr. José Filipe Alvares (extremo oeste), na Rua da Amendoeira (extremo este), na Rua Dr. Filipe Ferrer e no acesso da Rua do Alportel ao Vale da Amoreira.
Nos dois últimos casos estão a ser instalados subtainers destinados também à recolha de resíduos destinados à reciclagem, da responsabilidade da Algar. Assim cumpre-se na prática a vontade expressa a POSTAL pelo autarca Rogério Bacalhau de que a empresa regional responsável pela recolha, tratamento e valorização de resíduos recicláveis acompanhe a instalação de contentores subterrâneos realizada pela autarquia em alguns locais da cidade.
Recorde-se que de acordo com a Fagar serão substituídos todos os contentores de lixo de superfície das áreas urbanas de todo o concelho de Faro por subtainers.
O projecto abrange todos os contentores de lixo indiferenciado de toda a cidade de Faro e ainda os situados nas zonas urbanas das três freguesias do concelho fora do perímetro da cidade.
A intervenção promete instalar cerca de mil novos contentores subterrâneos para lixo e revolucionar por completo o aspecto da cidade e zonas urbanas das freguesias retirando o impacto visual associado aos tradicionais contentores de superfície tradicionais, ao mesmo tempo que aumenta a salubridade das zonas onde é depositado o lixo evitando escorrências e maus cheiros.
Com estas primeiras intervenções a Fagar cumpre a promessa feita em declarações ao POSTAL por Paulo Gouveia da Costa: “vamos inicialmente proceder à substituição dos subtainers mais antigos da cidade, alguns com capacidade de utilização já muito reduzida, uma vez que neste caso trata-se apenas de substituir os conjuntos enterrados, enquanto se criam as condições técnicas para avançar com as escavações necessárias à instalação dos novos subtainers”.
Até ao início de Abril, refere o responsável pela Fagar, “contamos avançar com a implementação dos novos subtainers. Neste caso, o trabalho de preparação é mais moroso, uma vez que a localização tem de ser cuidadosamente escolhida por forma a evitar o conflito com as inúmeras infra-estruturas enterradas no subsolo da cidade”.
Paulo Gouveia da Costa avança ainda que “os trabalhos em toda a zona abaixo da primeira circular [constituída pelas ruaa Aboim Ascensão, Teófilo braga e José de Matos] e nas duas principais avenidas da cidade [avenidas 5 de Outubro e Calouste Gulbenkian] deverão ficar concluídos até ao fim do terceiro trimestre do ano”.
O desenvolvimento deste s trabalhos enquadra-se na extensão do projecto já anteriormente aprovado de substituição de contentores por subtainers na área do centro da cidade de Faro (como o POSTAL noticiou) – que abrangia todo o perímetro urbano abaixo da primeira circular da cidade e que ganha agora uma dimensão muito mais relevante e global.