Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Radar de velocidade. Crédito: Freepik
Radar de velocidade. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Novos radares de velocidade – onde os encontrar

Os novos radares medem a velocidade média entre dois pontos e começaram esta segunda-feira a funcionar. Saiba como funcionam e onde vão estar

08:58 15 Novembro, 2023 20:06 20 Abril, 2025 | Henrique Dias Freire
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Os radares já não são uma novidade para os portugueses. No entanto, entraram, esta segunda-feira, em funcionamento nas estradas portuguesas, 37 novos radares, dos quais 12 com capacidade de leitura de velocidade média e instantânea.

A juntar-se a estes, um grupo de outros 25 equipamentos estará pronto para, em breve, também entrar em funcionamento.

Tal como avança a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), esta atividade resulta do lançamento da campanha “Os radares salvam vidas”. A organização anuncia, ainda, que com esta ação o Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO) “duplica a sua capacidade, de 61 para 123 Locais de Controlo de Velocidade (LCV)”.

Ainda segundo a ANSR a campanha “Os radares salvam vidas”, tem como objetivo “dar a conhecer os locais onde os novos radares do Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO) estão colocados, para que todos os que circulam nas estradas e nas ruas conheçam previamente estes locais e cumpram, em todas as situações, com os limites de velocidade, protegendo não só a sua vida, mas também a da sua família e a dos outros”.

A propósito da implementação dos novos radares, a ANSR apresenta na sua página na Internet a forma de os identificar – H43 – Velocidade instantânea e H42 – Velocidade média – para que na estrada os condutores tenham uma noção de que estão a aproximar-se de zonas vigiadas por radar.

No mesmo sítio pode, ainda, ter-se a noção do que são e como funcionam estes radares:

  • Radar de Velocidade Instantânea – Equipamento que fiscaliza a velocidade praticada por cada condutor através da medida da velocidade instantânea do respetivo veículo, ou seja, a velocidade do veículo no instante em que passa no local de controlo de velocidade.
  • Radar de Velocidade Média – Equipamento que fiscaliza a velocidade média praticada pelos condutores através da medição do tempo que o veículo demora a percorrer uma determinada distância.

Ainda no sítio referenciado, a ANSR explica o propósito do SINCRO, sistema implementado em 2016, a nível nacional, o porquê da seleção dos locais onde estão colocados os radares e um mapa de Portugal onde, através da escolha da estrada, concelho ou distrito o utilizador pode ficar a saber onde os equipamentos de controlo de velocidade estão colocados.

Onde pode encontrar estes novos radares

Os novos equipamentos estão instalados em quatro autoestradas, três estradas nacionais e em dois itinerários complementares:

  • Autoestradas:
  • A1 – Santarém (65,2 quilómetros) e Mealhada/Anadia (217,4 quilómetros);
  • A25 – Águeda (42,5 quilómetros);
  • A3 – Braga (38,1 quilómetros) e Trofa (16,9 quilómetros);
  • A42 – Paços de Ferreira (9,1 quilómetros);
  • Estradas Nacionais:
  • EN10 – Montijo (75,7 quilómetros) e Vila Franca de Xira (110,7 quilómetros);
  • EN109 – Figueira da Foz (100,7 quilómetros);
  • EN211 – Marco de Canaveses (1,4 quilómetros);
  • Itinerários complementares:
  • IC19 – Sintra (8,2 quilómetros);
  • IC2 – Loures (9,8 quilómetros).

Entretanto, fique a conhecer igualmente, os radares de velocidade instantânea instalados em autoestradas, estradas nacionais e itinerários complementares:

  • Autoestradas:
  • A1 – Vila Nova de Gaia (292,9 km) e Vila Nova de Gaia (292,4 km);
  • A2 – Albufeira (233,1 km);
  • A44 – Vila Nova de Gaia (4,5 km)
  • A7 – Guimarães (33,3 km; 33,7 km).
  • Estradas Nacionais:
  • EN101 – Guimarães (110,7 km);
  • EN103 – Barcelos (22,9 km);
  • EN105 – Santo Tirso (20 km);
  • EN109 – Figueira da Foz (110,4 km);
  • EN119 – Benavente (28 km)
  • EN125-10  – Faro (1,4 km),
  • EN14 – Maia (6,1 km);
  • EN18 – Belmonte (19,6 km);
  • EN206 – Fafe (46 km);
  • EN234 – Nelas (88,7 km);
  • EN251 – Coruche (39,2 km);
  • EN252 – Palmela (5,2 km; 9 km);
  • EN260 – Beja (13,4 km);
  • EN5 – Montijo (6 km).
  • Itinerários complementares:
  • IC17 – Loures (19,1 km);
  • IC2 – Coimbra (183,3 km)  e Águeda (239 km);
  • IP7 – Lisboa (3,4 km).

Foram ainda divulgados os locais onde, em breve, irão ser implementados radares de velocidade instantânea e de velocidade média:

  • Radares de velocidade instantânea:
  • A20 – Porto (9,8 km);
  • A29 – Vila Nova de Gaia (48,7 km; 48,8 km);
  • A43 – Porto (1,7 km; 1,8 km);
  • EN114 – Montemor-o-Novo (170 km);
  • EN125 – Albufeira (74,6 km);
  • EN6-7 – Cascais (2,7 km);
  • IC1 – Alcácer do Sal (548,6 km);
  • IC17 – Loures (14,2 km) e Odivelas (17,9 km);
  • IC2 – Coimbra (190,8 km);
  • IC8 – Sertã (115 km);
  • IP3 – Coimbra (49,9 km).
  • Radares de velocidade média:
  • A29 – Vila Nova de Gaia (45,8 km; 47,3 km) e Santa Maria da Feira/Espinho (35 km);
  • EN18 – Évora (276,1 km)  e Beja (366 km)
  • EN378 – Sesimbra (13,2 km);
  • EN4 – Alcochete (24,8 km)
  • IC1 – Palmela (539,2 km) e Ourique (680 km; 686,9 km);
  • IC2 – Rio Maior (65,3 km).

Leia também: Aprenda a detectar se um carro tem os quilómetros alterados e evite ser burlado

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Mulher triste ao telemóvel.
Economia Nacional

Atenção à fatura do telemóvel: cobranças associadas a estes números podem ser ilegais

19:00 25 Julho, 2026 15:59 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Se encontrar este tipo de cobrança na fatura do telemóvel, poderá recusar o pagamento. A lei obriga ao bloqueio destes serviços por defeito em muitos casos

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Algarve Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados no Algarve (e não só): estas vão ser as regiões afetadas

06:00 25 Julho, 2026 14:31 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções e cortes de luz programados para domingo, 26 de julho, em várias localidades do país

Frigorífico com produtos congelados. Crédito: Freepik
Economia Gastronomia Saúde

O alimento barato que muitos ignoram e que faz bem ao coração, à visão e ao cérebro

14:10 25 Julho, 2026 18:46 22 Julho, 2026 | João Luís

Fácil de encontrar e simples de preparar, este alimento comum tem nutrientes associados a vários benefícios para a saúde

Meia Praia, Lagos.
Algarve Vida & Lazer

Uma das maiores praias do Algarve tem mais de 4 km de areal e fica ao lado de uma estação ferroviária

15:50 24 Julho, 2026 16:15 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Tem mais de 4 km de areia, fica junto a uma estação ferroviária e continua a esconder zonas tranquilas mesmo nos dias de maior afluência

Algarve

Tavira Plaza torna-se refúgio climático em períodos de calor extremo

13:40 25 Julho, 2026 13:35 25 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A adesão à rede Stay Cool transforma o centro comercial num refúgio climatizado para residentes e visitantes em períodos de calor intenso

Algarve Edição Papel

Plano de renováveis pode ameaçar áreas sensíveis do Algarve, alertam ambientalistas

14:30 25 Julho, 2026 07:51 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Plataforma ambientalista alerta que o plano de renováveis abrange corredores ecológicos e habitats de espécies ameaçadas no Algarve

Supermercado da Mercadona.
Algarve Economia Nacional

Mercadona acelera expansão em Portugal: saiba onde vão abrir os próximos 8 supermercados este ano (Algarve incluído)

13:00 24 Julho, 2026 12:36 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de inaugurar quatro lojas em 2026, a Mercadona prepara mais oito aberturas em Portugal

Barata dentro de casa. Crédito: Freepik AI
Animais Saúde

Nunca pise uma barata: especialistas explicam o risco que pode estar a espalhar em casa

19:20 25 Julho, 2026 14:22 23 Julho, 2026 | João Luís

A reação mais comum perante uma barata pode parecer eficaz, mas há cuidados a ter para evitar contaminar superfícies dentro da habitação

Queijo supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Tem pressão arterial elevada? Nutricionista destaca este queijo que pode ser uma escolha mais equilibrada

21:00 25 Julho, 2026 16:07 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Trocar queijos com muito sal por esta opção pode ajudar a controlar a pressão arterial, desde que o consumo seja moderado

Avião estacionado no aeroporto.
Economia Nacional

Novo aeroporto de Lisboa terá duas pistas, 64 portas de embarque e terminal com 500 mil m²: veja as imagens

08:00 25 Julho, 2026 15:21 24 Julho, 2026 | João Luís

ANA divulgou novas imagens do futuro Aeroporto Luís de Camões, num projeto pensado para receber milhões de passageiros nas próximas décadas

Economia Europe Direct Algarve

Fim ao desperdício: destruir roupa não vendida já está proibido na União Europeia

14:40 25 Julho, 2026 14:57 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Grandes empresas deixam de poder eliminar vestuário, acessórios e calçado que não conseguiram vender. A medida será alargada a mais negócios em 2030

W Algarve.
Algarve Vida & Lazer

Hotel algarvio tem uma piscina onde qualquer um pode entrar por 40€ e com espreguiçadeira e toalha incluída

17:50 23 Julho, 2026 15:01 15 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Albufeira, um hotel de luxo lançou passes diários que permitem utilizar a piscina, o spa ou ambos, mesmo sem reservar alojamento

Casa do Polvo Tasquinha, em Santa Luzia.
Algarve Gastronomia

À procura do melhor polvo à lagareiro: conheça 3 restaurantes no Algarve onde pode prová-lo

17:50 24 Julho, 2026 08:14 18 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Polvo à lagareiro é um dos pratos mais procurados no Algarve: em Querença, Portimão e Santa Luzia este prato é sempre uma boa escolha

Aeroporto de Faro. Crédito: Lusa
Algarve Economia

CEO do Vila Galé explica o que fez os preços no Algarve subirem e uma das causas está relacionada com o Aeroporto de Faro

15:10 22 Julho, 2026 11:00 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Gonçalo Rebelo de Almeida diz que a subida dos preços no Algarve resulta da maior oferta turística e dos novos mercados internacionais

Polícia Municipal aborda mulher em biquíni. Crédito: Foto AI
Algarve

“Fui barrada na praia em Portugal por estar de biquíni”: caso ocorreu no Algarve por este motivo

11:20 23 Julho, 2026 13:46 23 Julho, 2026 | João Luís

Relato de uma turista brasileira em Albufeira gerou debate nas redes sociais e voltou a chamar a atenção para as regras em vigor no concelho

Ricardo Claro. Crédito: Facebook
Algarve

Suspeito de assassinar Ricardo Claro em Loulé é encontrado morto na prisão

13:10 24 Julho, 2026 10:05 25 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Ricardo Claro, gestor financeiro de um restaurante de luxo em Loulé, foi assassinado em março. O único detido pelo crime foi agora encontrado morto na prisão de Faro

Mulher triste ao telemóvel.
Economia, Nacional

Atenção à fatura do telemóvel: cobranças associadas a estes números podem ser ilegais

19:00 25 Julho, 2026 15:59 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Se encontrar este tipo de cobrança na fatura do telemóvel, poderá recusar o pagamento. A lei obriga ao bloqueio destes serviços por defeito em muitos casos

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Algarve, Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados no Algarve (e não só): estas vão ser as regiões afetadas

06:00 25 Julho, 2026 14:31 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções e cortes de luz programados para domingo, 26 de julho, em várias localidades do país

Frigorífico com produtos congelados. Crédito: Freepik
Economia, Gastronomia, Saúde

O alimento barato que muitos ignoram e que faz bem ao coração, à visão e ao cérebro

14:10 25 Julho, 2026 18:46 22 Julho, 2026 | João Luís

Fácil de encontrar e simples de preparar, este alimento comum tem nutrientes associados a vários benefícios para a saúde

Meia Praia, Lagos.
Algarve, Vida & Lazer

Uma das maiores praias do Algarve tem mais de 4 km de areal e fica ao lado de uma estação ferroviária

15:50 24 Julho, 2026 16:15 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Tem mais de 4 km de areia, fica junto a uma estação ferroviária e continua a esconder zonas tranquilas mesmo nos dias de maior afluência

Algarve

Tavira Plaza torna-se refúgio climático em períodos de calor extremo

13:40 25 Julho, 2026 13:35 25 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A adesão à rede Stay Cool transforma o centro comercial num refúgio climatizado para residentes e visitantes em períodos de calor intenso

Algarve, Edição Papel

Plano de renováveis pode ameaçar áreas sensíveis do Algarve, alertam ambientalistas

14:30 25 Julho, 2026 07:51 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Plataforma ambientalista alerta que o plano de renováveis abrange corredores ecológicos e habitats de espécies ameaçadas no Algarve

Supermercado da Mercadona.
Algarve, Economia, Nacional

Mercadona acelera expansão em Portugal: saiba onde vão abrir os próximos 8 supermercados este ano (Algarve incluído)

13:00 24 Julho, 2026 12:36 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de inaugurar quatro lojas em 2026, a Mercadona prepara mais oito aberturas em Portugal

Barata dentro de casa. Crédito: Freepik AI
Animais, Saúde

Nunca pise uma barata: especialistas explicam o risco que pode estar a espalhar em casa

19:20 25 Julho, 2026 14:22 23 Julho, 2026 | João Luís

A reação mais comum perante uma barata pode parecer eficaz, mas há cuidados a ter para evitar contaminar superfícies dentro da habitação

Queijo supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Tem pressão arterial elevada? Nutricionista destaca este queijo que pode ser uma escolha mais equilibrada

21:00 25 Julho, 2026 16:07 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Trocar queijos com muito sal por esta opção pode ajudar a controlar a pressão arterial, desde que o consumo seja moderado

Avião estacionado no aeroporto.
Economia, Nacional

Novo aeroporto de Lisboa terá duas pistas, 64 portas de embarque e terminal com 500 mil m²: veja as imagens

08:00 25 Julho, 2026 15:21 24 Julho, 2026 | João Luís

ANA divulgou novas imagens do futuro Aeroporto Luís de Camões, num projeto pensado para receber milhões de passageiros nas próximas décadas

Economia, Europe Direct Algarve

Fim ao desperdício: destruir roupa não vendida já está proibido na União Europeia

14:40 25 Julho, 2026 14:57 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Grandes empresas deixam de poder eliminar vestuário, acessórios e calçado que não conseguiram vender. A medida será alargada a mais negócios em 2030

W Algarve.
Algarve, Vida & Lazer

Hotel algarvio tem uma piscina onde qualquer um pode entrar por 40€ e com espreguiçadeira e toalha incluída

17:50 23 Julho, 2026 15:01 15 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Albufeira, um hotel de luxo lançou passes diários que permitem utilizar a piscina, o spa ou ambos, mesmo sem reservar alojamento

Casa do Polvo Tasquinha, em Santa Luzia.
Algarve, Gastronomia

À procura do melhor polvo à lagareiro: conheça 3 restaurantes no Algarve onde pode prová-lo

17:50 24 Julho, 2026 08:14 18 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Polvo à lagareiro é um dos pratos mais procurados no Algarve: em Querença, Portimão e Santa Luzia este prato é sempre uma boa escolha

Aeroporto de Faro. Crédito: Lusa
Algarve, Economia

CEO do Vila Galé explica o que fez os preços no Algarve subirem e uma das causas está relacionada com o Aeroporto de Faro

15:10 22 Julho, 2026 11:00 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Gonçalo Rebelo de Almeida diz que a subida dos preços no Algarve resulta da maior oferta turística e dos novos mercados internacionais

Polícia Municipal aborda mulher em biquíni. Crédito: Foto AI
Algarve

“Fui barrada na praia em Portugal por estar de biquíni”: caso ocorreu no Algarve por este motivo

11:20 23 Julho, 2026 13:46 23 Julho, 2026 | João Luís

Relato de uma turista brasileira em Albufeira gerou debate nas redes sociais e voltou a chamar a atenção para as regras em vigor no concelho

Ricardo Claro. Crédito: Facebook
Algarve

Suspeito de assassinar Ricardo Claro em Loulé é encontrado morto na prisão

13:10 24 Julho, 2026 10:05 25 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Ricardo Claro, gestor financeiro de um restaurante de luxo em Loulé, foi assassinado em março. O único detido pelo crime foi agora encontrado morto na prisão de Faro

Últimas Notícias

  • Tem pressão arterial elevada? Nutricionista destaca este queijo que pode ser uma escolha mais equilibrada
    Tem pressão arterial elevada? Nutricionista destaca este queijo que pode ser uma escolha mais equilibrada
  • Nunca pise uma barata: especialistas explicam o risco que pode estar a espalhar em casa
    Nunca pise uma barata: especialistas explicam o risco que pode estar a espalhar em casa
  • Atenção à fatura do telemóvel: cobranças associadas a estes números podem ser ilegais
    Atenção à fatura do telemóvel: cobranças associadas a estes números podem ser ilegais
  • Poeiras do Saara estão a chegar mais a Portugal: cientistas explicam o fenómeno
    Poeiras do Saara estão a chegar mais a Portugal: cientistas explicam o fenómeno
  • Costuma usar descrições no MB WAY? Certas ‘brincadeiras’ podem causar problemas com o banco
    Costuma usar descrições no MB WAY? Certas ‘brincadeiras’ podem causar problemas com o banco

Opinião

  • A saúde pela hora da morte | Por José Figueiredo Santos
    A saúde pela hora da morte | Por José Figueiredo Santos
  • Ronaldo, Portugal e o Mundial de 2030. Um erro que não podemos cometer | Por Paulo Freitas do Amaral
    Ronaldo, Portugal e o Mundial de 2030. Um erro que não podemos cometer | Por Paulo Freitas do Amaral
  • Cáceres 2031 apresenta a candidatura ECOC na Escola de Verão Europaeum em Cracóvia | Por João Palmeiro
    Cáceres 2031 apresenta a candidatura ECOC na Escola de Verão Europaeum em Cracóvia | Por João Palmeiro

Europe Direct Algarve

  • Fim ao desperdício: destruir roupa não vendida já está proibido na União Europeia
    Fim ao desperdício: destruir roupa não vendida já está proibido na União Europeia
  • Novas notas de euro já têm propostas finalistas: europeus podem votar até setembro
    Novas notas de euro já têm propostas finalistas: europeus podem votar até setembro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento