Depois de lançado em Fevereiro o concurso por parte da Docapesca, a entidade responsável pela construção do Porto de recreio de Faro já remeteu à Câmara local o anteprojecto de execução daquela infra-estrutura, dando-se assim mais um passo no caminho para a construção do tão esperado ancoradouro.
O anteprojecto de execução é a base de trabalho para avançar para o RECAPE (Relatório de Conformidade Ambiental dos Projectos de Execução), momento em que várias entidades se pronunciarão sobre a conformidade do projecto final com a Declaração de Impacte Ambiental que é válida até Dezembro de 2016.
Câmara está a analisar
A Câmara dirigida por Rogério Bacalhau está neste momento a analisar o anteprojecto de execução em “estreita colaboração com a Docapesca”, no sentido de criar condições para apresentar um projecto de execução capaz de responder às exigências do RECAPE.
Ao mesmo tempo está em cima da mesa a análise de um estudo técnico sobre como serão feitas as acessibilidades pedonal e viária ao porto de recreio.
O POSTAL sabe que em análise está a construção de uma passagem superior para peões nas traseiras da doca, equipada com dois elevadores, um em cada lado da linha férrea, e a viabilidade e localização preferencial de uma passagem superior rodoviária à linha para acesso à mesma infra-estrutura.
“Estamos a avaliar as soluções e os cenários possíveis”, disse ao POSTAL Rogério Bacalhau, sem adiantar mais pormenores “por estarmos em fase de análise”.
Elevadores panorâmicos
Entretanto, o POSTAL apurou que na solução pedonal está enquadrada a ideia de os elevadores serem panorâmicos, constituindo uma mais-valia para os peões que poderão também fazer o atravessamento da linha por escadas.
Construção deverá seguir o modelo de concessão sendo o investimento privado
A construção do PRF deverá seguir um modelo de concessão a investidores privados que ficarão responsáveis pela construção de toda a infra-estrutura e apoios, bem como, pela sua exploração, reforçou ao POSTAL José Apolinário, responsável pela Docapesca.
275 amarrações para barcos e fundeadoro com mais 275 embarcações de capacidade
Ao todo são 550 lugares para barcos que o novo porto de recreio da cidade disponibilizará, ordenando todo o tráfego e parqueamento de barcos na zona exterior à actual doca da cidade. Serão 275 lugares de amarração dentro do PRF e mais 275 criados num fundeadouro frente ao porto de recreio.
Recorde-se que o novo porto contempla amarrações para barcos de comprimento igual ou superior a oito metros.
Do lado sul da linha de comboio nascerão um aterro com cerca de 2,9 hectares destinado a acolher instalações de apoio à náutica, um novo clube naval e um edifício de serviços administrativos e área comercial, bem como, um acesso viário ao porto e uma zona de atracagem para as embarcações com seis hectares preenchidos com fingers (estruturas flutuantes com passadiços e equipamento de amarração) e com um quebra-mar de circunscrição da área do porto.