A obra para a construção do novo edifício de serviços de saúde de Loulé foi adjudicada por mais de 4,6 milhões de euros e o processo “segue agora para visto do Tribunal de Contas”, anunciou a autarquia.
Em comunicado, o município refere que o edifício “pretende ser uma resposta às necessidades dos cuidados prestados na zona central da região, servindo um território onde a densidade populacional é elevada”.
Com um prazo de execução de aproximadamente dois anos e meio, os trabalhos de construção irão “começar em breve” num terreno cedido pelo município, junto ao Centro de Saúde de Loulé, pode ler-se na nota.
No espaço ficarão concentradas quatro valências: o Agrupamento de Centros de Saúde Central (ACES) Central, Unidade de Saúde Familiar (USF) Lauroé e Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Gentes de Loulé, bem como o Centro de Saúde Universitário.
As “amplas e modernas” instalações irão não só “melhorar substancialmente” os serviços prestados aos utentes, como “garantir as condições adequadas ao ensino pré-graduado da medicina e enfermagem da Universidade de Algarve, investigação e formação pós-graduada em saúde dos profissionais da ARS Algarve”, prossegue a nota.
A obra resulta de uma parceria entre as administrações local e central, sendo financiada em 65% pelo município de Loulé e em 35% pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, num valor superior a 4,6 milhões de euros.
O município conclui recordando que no concelho “para além desta unidade, estão em curso mais projetos no âmbito da construção e requalificação dos equipamentos de saúde, nomeadamente, em Quarteira e em Almancil”.