A Câmara de Lagos passa a disponibilizar, a partir da próxima segunda-feira, um novo serviço especializado na área da deficiência. Trata-se do Balcão da Inclusão, um espaço de atendimento onde se prestará, a pessoas com deficiência e/ou incapacidade, informação sobre direitos, benefícios e recursos existentes, assim como encaminhamento e mediação junto dos serviços públicos e entidades privadas responsáveis pela resolução dos seus problemas.
O balcão resulta de um protocolo de cooperação celebrado com o Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), que visa estender ao concelho de Lagos a rede de Balcões da Inclusão já existente em vários pontos do país, designadamente em autarquias e nos centros distritais da Segurança Social, este novo serviço de atendimento qualificado destina-se “não apenas às pessoas com deficiência e/ou incapacidade, como também às suas famílias e, ainda, a organizações que, direta ou indiretamente, intervêm na área da deficiência”, explica a autarquia lacobrigense em comunicado.
Acessibilidades e transportes, emprego e formação profissional, produtos de apoio e ajudas técnicas, prestações e respostas sociais existentes e benefícios fiscais, são apenas algumas das temáticas em que o Balcão da Inclusão está preparado para informar.
Para o efeito, os recursos humanos do município afetos a este novo serviço tiveram oportunidade de receber formação específica ministrada pelo INR, entidade que prestará igualmente acompanhamento técnico e acesso a documentação.
A Câmara de Lagos disponibiliza os recursos humanos e materiais, assim como um espaço com condições de acessibilidade para assegurar este atendimento.
O novo Balcão da Inclusão vai funcionar na Edifício Paços do Concelho Séc. XXI e atenderá presencialmente às segundas-feiras no horário das 9:30 às 12:30, mediante marcação prévia.