Faro vai acolher um debate do ciclo ‘União Europeia – 30 anos, 10 debates’ que percorre o país numa iniciativa do Ministério dos Negócios Estrangeiros através da Secretaria de Estado dos Assuntos Europeus e que tem por mote a análise dos 30 anos de integração de Portugal na União Europeia.
Dedicados a várias temáticas os debates tiveram a sessão anterior em Coimbra, a 30 de Setembro, com o tema em análise a ser “A educação na Europa. A Europa da Educação’ e chegam a Faro com a temática do turismo sob o título ‘As novas formas de turismo’.
Secretária de Estado do Turismo no debate em Faro
Agendado para o próximo dia 31 de Outubro, pelas 17.30 horas, na Escola de Hotelaria e Turismo em Faro, no Largo de São Francisco, o debate contará com nomes de peso como Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo, a deputada à Assembleia da República (Partido Socialista) Hortense Martins e Cláudia Monteiro de Aguiar, deputada ao Parlamento Europeu (Grupo Partido Popular Europeu), com a moderação de Pedro Tadeu.
A abertura da sessão estará a cargo de Paula Vicente, directora Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, contando ainda com as intervenções de Rogério Bacalhau, presidente Câmara de Faro, Pedro Costa Pereira, director-geral dos Assuntos Europeus e de Filipe Beja do Projecto EuroVelo Portugal.
Objectivos de um ciclo de debates que percorre todo o país
O ciclo de debates que continuará com a próxima sessão em Braga, pretende “sensibilizar os cidadãos para a importância do ideal europeu.”
A aposta, define a organização, está em “num momento em que a crise do euro, a crise dos refugiados e o clima de insegurança originado pelos atentados terroristas têm vindo a colocar em causa a confiança depositada pelos cidadãos nas instâncias europeias, reconquistar a confiança dos cidadãos no modelo social europeu, aprofundando-o”.
Simultaneamente pretende-se avaliar o que mudou no país nas últimas três décadas e reflectir sobre o impacto que as políticas europeias têm tido na vida dos portugueses.
Os debates são organizadas em colaboração com os ministérios em cujas áreas de governação as políticas comunitárias tiveram mais impacto, no caso de Faro com o Ministério da Economia que tutela a nível nacional a área do turismo, e contam com a intervenção de oradores indicados pelos respectivos ministérios que irão funcionar como keynote speakers das iniciativas.