Durante anos, as marcas brancas carregaram o estigma de serem sinónimo de produtos de qualidade inferior. Contudo, em tempos de contenção e de orçamentos apertados, a ideia de que o barato não presta está a ser posta em causa. Muitos consumidores já perceberam que há inúmeros produtos onde a diferença entre as marcas famosas e as marcas brancas é mínima, ou mesmo inexistente. E quando a economia está em primeiro plano, quem se importa com o rótulo?
De facto, em muitas situações, o que muda é apenas o preço e a etiqueta, como se ilustra numa lista de 12 produtos partilhada pelo Ekonomista, em que, provavelmente, não notará qualquer diferença ao optar por marcas brancas.
1. Água engarrafada
Se tirarmos os rótulos das garrafas, dificilmente conseguirá distinguir entre a água de uma marca cara e a de uma marca branca. Desde que tenha um bom pH e seja incolor, a água cumpre a sua função: matar a sede. Não precisa de mais.
2. Legumes congelados
Quando os legumes são congelados, as diferenças de sabor desaparecem quase por completo. A qualidade é mantida independentemente do nome na embalagem. Portanto, se poupar uns cêntimos, os seus pratos vão continuar a saber ao mesmo.
3. Leguminosas enlatadas
Surpreenda-se ao saber que muitos feijões enlatados chegam do mesmo fornecedor, sejam para uma marca premium ou para uma marca branca. A etiqueta é que muda, mas o sabor e a qualidade mantêm-se.
4. Frutos secos
Quer sejam nozes, amêndoas, cajus ou amendoins, a probabilidade de alguém distinguir entre frutos secos de marca famosa e de marca branca é mínima. Poupe no preço, sem sacrificar o sabor.
5. Aperitivos
Ainda que existam exceções, como algumas batatas fritas, muitos aperitivos de marcas brancas não ficam atrás dos seus equivalentes mais caros. Azeitonas, por exemplo, têm um sabor praticamente indistinguível, seja qual for a marca.
6. Leite em pó
As análises laboratoriais mostram que o valor nutricional do leite em pó de marca branca é idêntico ao das marcas de renome. Por isso, não há motivo para pagar mais quando a qualidade é a mesma.
7. Leite
Portugal é um grande produtor de leite, e grande parte do que encontramos nas prateleiras dos supermercados provém das mesmas cooperativas. A diferença para marcas brancas está apenas na embalagem e no preço.
8. Fraldas
É natural que os pais queiram o melhor para os seus bebés, mas muitas vezes o “melhor” está nas marcas brancas. Experimente e verá que as fraldas de marca branca são tão eficazes quanto as de marca, com a vantagem de serem mais económicas.
9. Especiarias
Entre um frasco de caril ou pimentão doce de marca e outro de marca branca, dificilmente notará a diferença. Na verdade, o sabor é idêntico, e os preços das marcas brancas são bem mais acessíveis.
10. Papel de alumínio, película transparente e sacos de congelação
Estes produtos são praticamente iguais, independentemente da marca. Se observar as suas propriedades e dimensões, verá que não justifica gastar mais por uma embalagem mais vistosa.
11. Produtos de higiene
Se cortar um dedo e usar um penso, acha que conseguiria dizer se é de marca ou não? Provavelmente não. O mesmo se aplica a muitos outros produtos de higiene e cuidados pessoais, como a escova de dentes ou o álcool desinfetante.
12. Detergentes
O que importa nos detergentes é a composição, não a marca. Basta olhar para os ingredientes no rótulo para escolher uma opção menos abrasiva e, muitas vezes, as marcas brancas são tão eficientes quanto as de renome.
Menos rótulos, mais poupança
Como vemos, comprar de marcas brancas não tem de ser um ato de desconfiança. Pelo contrário, é uma escolha inteligente, que mostra que não se deixa influenciar pela publicidade ou pelos estigmas. A diferença entre marcas brancas e famosas, na maioria dos casos, é praticamente imperceptível.
No entanto, para aqueles que se preocupam em apoiar a economia local, vale a pena verificar os rótulos para garantir que está a comprar produtos de origem nacional. Afinal, as marcas brancas nem sempre são sinónimo de produção estrangeira, mas convém estar atento a estes detalhes, se for uma das suas prioridades.
Leia também: Conheça o vinho que vale ouro no estrangeiro e em Portugal não chega a 8€