O acordeonista e compositor algarvio Nelson Conceição venceu o prémio International Portuguese Music Awards, na categoria “Best Instrumental Performance”, com o tema “Mister Machado” da sua autoria, dedicado ao seu primeiro professor de acordeão, o professor Joaquim Machado.
Para além do tema “Mister Machado”, Nelson Conceição também estava nomeado na categoria Best Traditional Performance com o tema “Charolesca”, dedicado à tradição das Charolas de Bordeira que o próprio considera “o seu berço da música”.
Inicialmente, a cerimónia de entrega dos prémios estava prevista para o dia 25 de abril com apresentação de Daniela Ruah, mas devido à pandemia, realizou-se no dia 2 de agosto, contou com a participação de João Pedro Pais, Áurea, Pedro Abrunhosa, Miguel Ângelo, Carlão, entre outros, e foi apresentada por Sónia Araújo.
Segundo Nelson Conceição, as nomeações já tinham sido um reconhecimento muito gratificante do seu disco “’Descobrindo-me’, um disco que retrata um pouco da minha vida importando por isso partilhar todos os reconhecimentos com todos os intervenientes do disco, especialmente os músicos: Cristina Paulo, João Pedro Cunha, Luís Henrique, Ivo Martins, Cláudio Sousa, Ricardo Martins e Paulo Machado”.
Na recepção do prémio, Nelson Conceição fez questão de dedicá-lo à sua família, amigos e todos aqueles que o têm acompanhado e aplaudido ao longo da sua vida, não esquecendo os seus mestres e a sua terra Bordeira e respetivos antepassados que tanto o inspiram.
O acordeonista agradeceu os apoios da Junta Freguesia de Santa Bárbara de Nexe, Associação Mito Algarvio, Beltuna Portugal e, sobretudo, à Câmara de Loulé e a Dália Paulo pela parceria e impulso que deram para que o disco surgisse.
RELACIONADO:
Câmara de Faro saúda acordeonista Nelson Conceição pelo prestigiado prémio internacional