O município de Lagos resgatou o conceito do drive inque tanto sucesso fez nas décadas de 50 e 60 e o verão lacobrigense ganha, assim, uma nova dimensão com concertos de artistas e bandas locais cujos géneros passam pelo Rock, Pop, Fado, Música Popular, mas também com sessões de cinema ao ar livre.
Quem não se lembra dos clássicos drive invamericanos dos anos 50 eternizados em filmes como “Grease – Brilhantina”? Em pleno período de pandemia da COVID-19 em que o distanciamento social é uma das maiores armas para combater a disseminação do vírus, a autarquia lacobrigense fez renascer o conceito, dando-lhe um toque de modernidade e uma pitada de verão. Dessa forma, residentes e visitantes podem apreciar boa música e bom cinema num momento de lazer em comunidade, sem nunca sair da segurança do seu veículo.
Como forma de apoiar o talento lacobrigense, o programa de concertos terá como protagonistas bandas e artistas com ligação a Lagos que irão animar as noites de sábado (duas bandas/artistas por sábado) através de géneros que apelam a todos os gostos. Todos estes artistas fizeram parte da iniciativa “Lagos em casa com música” através da publicação de vídeos musicais e mensagens de motivação na página de Facebook do município ao longo dos meses de pandemia.
Já nas sessões de cinema de 4ª feira, há sugestões para todas as idades, desde o oscarizado deste ano “Parasitas”, passando pelo clássico “Cinema Paraíso” de Giuseppe Tornatore, numa homenagem ao Maestro Ennio Morricone, e pelo êxito de João Maia “Variações. As crianças e jovens também não serão esquecidos com a exibição de sucessos de bilheteira para estas faixas etárias, como “Marnie e os Amigos” e “The Hunger Games: Os Jogos da Fome”.
O espaço escolhido para esta atividade cultural foi o Campo de Jogos do Rossio da Trindade (antigo campo de futebol da Trindade), recuperado para a sua realização, sendo que tem capacidade para albergar cerca de 100 viaturas ligeiras. No local, estará também disponível venda ambulante de comida e bebida e casas de banho.
Garantindo a segurança de todos, o município terá algumas medidas de segurança implementadas: a entrada e a saída terão circuitos próprios e separados, sendo efetuados de acordo com as orientações de assistentes no recinto; os veículos terão um distanciamento de 2 metros (através da sinalização e marcação física de distanciamento); os espectadores deverão permanecer dentro dos veículos, só sendo permitida a sua saída para utilização dos sanitários ou em caso de eventuais necessidades urgentes
Apesar de ser de acesso gratuito, dada a lotação do local, o município disponibilizará semanalmente nos seus meios eletrónicos um simples formulário onlinepara a inscrição nos concertos ou nas sessões de cinema da sua preferência.
O “Drive in Lagos” terá lugar entre 1 de agosto e 5 de setembro no Campo de Jogos do Rossio da Trindade, às 21:30, com a atuação de duas bandas por sábado e a exibição de um filme à 4ª feira. Anime as suas noites de verão com a nossa oferta de cultura e lazer e participe nesta iniciativa nostálgica, mas adaptada ao moderno verão de Lagos.
Os eventos têm lotação limitada com inscrição obrigatória em formulário divulgado semanalmente nos meios eletrónicos do município de Lagos para cada concerto e sessão de cinema. As coordenadas para entrada no recinto: são 37.095184 – 8.671890.
Programa de Concertos (sábado, 21h30):
1 de agosto – Formulário de Inscrição
Daddy Jack Band
Plasticine
8 de agosto:
Marta Alves, Helena Candeias e Zé Portugal,
acompanhados por Vitor do Carmo, Paulo Feiteira e Duarte Costa
15 de agosto:
DJ Manu e Paulo Ribeiro
DJ Toby One
22 de agosto:
Humberto Silva
Ana & Edgar
29 de agosto:
Staccato Limão
Hybrid Theory (Tributo a Linkin Park)
5 de setembro:
Orquestra Ligeira de Lagos
Wesley Seme
Programa de Cinema (4ª feira, 21h30):
5 de agosto– Formulário de inscrição
“Parasitas”, de Bong Joon Ho
Faixa Etária: M14
12 de agosto:
“Cinema Paraíso”, de Giuseppe Tornatore
Faixa Etária M12
19 de agosto:
“Variações”, de João Maia
Faixa Etária M12
26 de agosto:
“Marnie e os Amigos”, de Christoph Lauenstein e Wolfgand Lauenstein
Faixa Etária M6
2 de setembro:
“The Hunger Games: Os Jogos da Fome”, de Gary Ross
Faixa etária M12