Com os resultados já claros em todos os concelhos do país, contam-se 66 autarquias que mudaram de cor partidária em relação às últimas eleições autárquicas de 2017. O saldo mais positivo é do PSD, que ganhou 32 e perdeu 16 para outros partidos (+16); o PS conquistou 22 autarquias a outros partidos mas perdeu 34 (-12). Contas feitas: em 2017 os socialistas tinham mais 63 câmaras que o PSD, agora têm mais 35.
Já os independentes foram buscar 10 câmaras a outras forças políticas mas perderam outras nove (+1), enquanto a CDU conquistou duas autarquias e perdeu sete (-5).
Lisboa, Funchal ou Pedrógão Grande passaram do PS para o PSD, enquanto os socialistas conquistaram Vila Real de Santo António e Monchique aos sociais-democratas e seis câmaras à CDU, incluindo Loures, Moita e Alvito. Ao PS, a CDU foi buscar Barrancos e Viana do Alentejo.
No total dos 308 concelhos, o PS fica à frente de 149 autarquias e o PSD de 114 (o que ultrapassa o número de câmaras ganhas nas duas últimas autárquicas em que o PSD foi liderado por Passos Coelho). A CDU conquistou agora 19 câmaras municipais, os independentes conquistaram 20 e o CDS manteve seis.
PS PASSA A LIDERAR 12 AUTARQUIAS NO ALGARVE
O PS reforçou a sua posição no mapa autárquico do Algarve nas eleições de domingo, depois de arrebatar dois municípios ao PSD, passando a controlar agora 12 das 16 câmaras do distrito de Faro.
Nas eleições autárquicas de 2017, o PS já liderava mais de metade dos municípios algarvios, mas conseguiu, agora, aumentar de 10 para 12 o número de autarquias, com a conquista das câmaras de Monchique e Vila Real de Santo António.
Já o PSD reduziu de cinco para três o número de municípios no distrito, tendo a CDU ‘segurado’ a liderança de Silves, o único município comunista no Algarve.
MUDANÇAS AUTÁRQUICAS
PESQUISE OS MUNICÍPIOS QUE MUDARAM DE PARTIDO
AÇORES
MADEIRA
O balanço final é este:
PSD CONQUISTA:
ao PS: Alcanena, Alter do Chão, Barcelos, Cartaxo, Castelo de Paiva, Coimbra, Figueira de Castelo Rodrigo, Funchal, Góis, Horta, Lamego, Lisboa, Mêda, Miranda do Douro, Mogadouro, Mondim de Basto, Mourão, Nelas, Pedrógão Grande, Penacova, Reguengos de Monsaraz, Santa Cruz da Graciosa, São Roque do Pico, Sever do Vouga, Vila da Praia da Vitória e Vila Flor;
aos independentes: Águeda, Oliveira de Frades, Portalegre, Redondo e São Vicente;
à CDU: Vila Viçosa.
♦ ♦ ♦
CDU CONQUISTA:
ao PS: Barrancos e Viana do Alentejo.
♦ ♦ ♦
PS CONQUISTA:
ao PSD: Castanheira de Pera, Espinho, Ferreira do Zêzere, Freixo de Espada à Cinta, Monchique, Mortágua, Penela, Póvoa de lanhoso, Sertã, Valença, Vila do Porto e Vila Real de Santo António;
à CDU: Alpiarça, Alvito, Loures, Moita, Montemor o Novo e Mora;
aos independentes: Estremoz, Vila do Conde, Vila Nova de Cerveira e Vizela.
♦ ♦ ♦
INDEPENDENTES CONQUISTAM:
ao PSD: Batalha, Caldas da Rainha, Guarda e Ílhavo;
ao PS: Elvas, Figueira da Foz, Golegã, Manteigas, Marinha Grande e Mealhada.
♦ ♦ ♦
PARTIDO VENCEDOR EM 2021
Notícia exclusiva do parceiro do jornal Postal do Algarve: Expresso