O Movimento SOS Ria Formosa/ Je Suis Ilhéu foi convocado para uma audição na Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação da Assembleia da República, no quadro da petição entregue pelo movimento naquele órgão de soberania a 20 de Janeiro de 2016.
A petição entregue visa “a preservação da Ria Formosa e suspensão imediata das demolições”, refere a nota informativa do SOS Ria Formosa / Je Suis Ilhéu que estará no Parlamento no próximo dia 29 de Setembro de 2016, com uma delegação cujo objectivo é, diz, o de “podermos fazer a defesa da nossa causa”. O momento será aproveitado pelo movimento social para realizar uma exposição junto dos deputados presentes na Comissão e para responder às questões dos mesmos.
Segundo o SOS Ria Formosa / Je Suis Ilhéu, “o movimento aproveitará para mostrar todo o seu descontentamento quanto à forma como este processo vem sendo encaminhado”.
Recorde-se que a petição entregue pelo movimento ao vice-presidente da Assembleia da República, Matos Correia, contou com mais de quatro mil e será obrigatoriamente agendada para discussão em plenário.