A 14ª “Mostra do Doce Conventual de Lagoa”, que decorreu entre 21 e 24 de Julho, recebeu milhares de visitantes diários que desfrutaram de uma panóplia de concertos ao ar livre, exposições em todas a alas do Convento e de todo o tipo de bolos, compotas, mel, frutos secos caramelizados, medronho, vinhos do Algarve, chás, ginjinha, chocolate e tantos outros produtos de fabrico regional, para além dos doces que fizeram história na vida das populações, como é caso dos “Dom Rodrigo” que se crê terem sido inventados precisamente pelas freiras que habitaram aquele Convento, há mais de duzentos e cinquenta anos atrás.
Este ano, a Mostra do Doce Conventual de Lagoa, contou com a presença de freiras da Ordem de Cister, o que acabou por dar um tom de autenticidade e curiosidade ao evento.
A Mostra do Doce Conventual começou há catorze anos atrás, quando a Câmara de Lagoa, na prossecução do seu programa de actividades culturais, deliberou instituir um evento, então realizado nos Claustros do Convento de S. José, num ambiente que fazia recuar no tempo e nas virtualidades da sabedoria que as freiras possuíam para a confecção de doçaria nas suas mais variadas vertentes.
No próximo ano a localização do evento mantém-se neste espaço que a autarquia considera ser “um dos mais importantes e emblemáticos templos da cultura lagoense”.