Morreu o ciclista algarvio Sérgio Pentinho Páscoa, nascido em Vila Nova de Cacela (Faro) em 1938. A sua morte, aos 82 anos, foi tornada publica pelo seu irmão.
Com uma carreira profissional de sucesso, Sérgio Pentinho Páscoa pedalou pelo Ginásio Clube de Tavira de 1957 a 1966. Em 1967 esteve ligado ao Sporting Clube de Portugal – Gazcidla, até ao ano de 1969.
Por várias vezes ficou em primeiro lugar em várias provas, como 1957, no Circuito de Lousa; 1964 na Vila a Portugal; 1964 no Circuito de Rio Maior; 1967 no Circuito de Palmela e 1968 no Circuito de Rio Maior.
As causas da morte ainda não foram apuradas. O POSTAL endereça as condolências a todos os familiares de Sérgio Pentinho Páscoa.
Ginásio Clube de Tavira
Segundo informação recolhida pelo POSTAL, o Ginásio Clube de Tavira é uma associação desportiva da cidade de Tavira, fundada em 19 de Outubro de 1928, por Abílio Encarnação, Renato Graça, Domingos, Soares, José Pereira Nolasco, Teodoro Norato, José Leiria, Mário Palma e J. Pinhol.
Inicialmente designada por Tavira Ginásio Clube, a associação teve de alterar o seu nome para Ginásio Clube de Tavira, em 1946, em consequência no disposto numa lei de 1 de Agosto de 1945, que não permitia a utilização do nome da localidade em primeiro lugar.
As primeira atividades do clube incluíam a ginástica, futebol, remo e ténis. Mais tarde seriam incluídos a natação, a vela, a pesca desportiva, hóquei em patins, patinagem, o futebol e o ciclismo. Será com o ciclismo que o clube alcançaria algumas conquistas, nomeadamente na Volta a Portugal em Bicicleta (1958-1988), e na Volta ao Estado de São Paulo de Ciclismo, onde venceu em 1964 e 1965, respetivamente com Jorge Corvo e Sérgio Páscoa.
Em 2009, apenas a secção de futebol continuava em atividade, na sua vertente de formação; o GCT atingiu a sua melhor posição em 1992 ao subir à 3ª Divisão do campeonato nacional. Todas as restantes atividades foram terminando, nomeadamente por razões de ordem económica.
O Ginásio Clube de Tavira foi agraciado com a Medalha de Mérito Desportivo, Medalha de Ouro da Cidade de Tavira e foi distinguido como Clube de Utilidade Pública em 30 de Abril de 1982, no governo cujo Primeiro-ministro era Francisco Pinto Balsemão.
Clube de Ciclismo de Tavira
O Clube de Ciclismo de Tavira foi fundado em 31 de Agosto de 1979 e, segundo a imprensa, tem a equipa de ciclismo profissional mais antiga do mundo, em atividade ininterrupta.
Em 2008, o ciclista galego David Blanco, ao serviço da equipa Palmeiras Resort Tavira, vence a 70ª Volta a Portugal em Bicicleta dando, assim, a primeira vitória ao clube de Tavira.
Em 2009, foi atribuído o título de vencedor da Volta a Portugal ao ciclista David Blanco, da equipa Palmeiras Resort – Prio – Tavira, devido à desclassificação do inicial vencedor da prova, por ter acusado doping no final da prova. Assim, David Blanco passou a ser o segundo estrangeiro a vencer a principal corrida lusa (2006, 2008 e 2009).
Novamente, em 2010, David Blanco volta a vencer a volta ao serviço da equipa Palmeiras Resort – Prio – Tavira. No ano seguinte, é a vez de Ricardo Mestre, da equipa Tavira-Prio, ganhar a Volta; deste modo, a equipa de Tavira alcança a sua 4ª vitória consecutiva.