O advogado tavirense e antigo político Jorge Valente morreu este domingo aos 68 anos, informou nas redes sociais a sua irmã, Maria Odília Valente.
Nascido a 17 de setembro de 1954, na antiga freguesia de Santa Maria, concelho de Tavira, Jorge Valente dedicou grande parte da sua vida ao município que o viu nascer.
Iniciou a sua carreira profissional como professor de trabalhos manuais no 5º e 6º ano (2º Ciclo), para depois se envolver “de corpo e alma” na vida política, como militante e dirigente socialista, sobretudo autárquica. Foi presidente do PS em Tavira, vereador, onde se destacou no pelouro da Cultura e do Desporto, vice-presidente da Câmara Municipal de Tavira e deputado do PS na Assembleia da República, eleito pelo círculo eleitoral de Faro.
“Com a razão e o coração” foi um dos lemas que usou em campanhas autárquicas e que norteou a sua vida, mesmo depois de ter deixado o ‘mundo’ da política para exercer advocacia.
Das várias mensagens deixadas nas redes sociais, muitas são unânimes ao descreverem Jorge Valente como “uma pessoa de coração enorme, sempre pronto a ajudar, sem nada pedia em troca”.
Segundo Amândio Lopes, ex-vereador do PSD na Câmara de Tavira, “era um Amigo e um Companheiro de longa data: na escola como professores e nas campanhas eleitorais à antiga na Câmara. Foi sempre cordial e frontal, defendendo sempre Tavira e as suas gentes”.
Para o juiz Jorge Langweg, “Jorge Valente continuará vivo na memória de todos. Um tavirense que conquistou o respeito dos habitantes da serra e do litoral”.
O funeral de Jorge Valente está marcado para as 16:00 de terça-feira, na Igreja Nossa Senhora do Carmo, em Tavira.
A equipa do POSTAL do ALGARVE endereça à família e a todos os seus amigos, as mais sentidas condolências e a expressão da grande saudade que Jorge Valente deixa em todos nós.