Skip to content
Postal do Algarve

#liberdadeparainformar
Site provisório

Postal do Algarve

Diariamente, siga as notícias do Algarve e as mais relevantes de Portugal e do Mundo

Menu
  • Sociedade
  • Economia
  • Saúde
  • Política
    • Legislativas 2022
  • Cultura
    • Ensino
  • Desporto
  • Opinião
  • Europe Direct Algarve
  • Edição Papel
  • Contactos
Menu
Economia, Sociedade

Moradia de Abramovich no Algarve: Governo diz levar sanções contra a Rússia “muito a sério”

Imóvel na Quinta do Lago, avaliado em 10 milhões de euros, está congelado desde 25 de março passado, a pedido do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
18:52 14 Maio, 2022 19:43 14 Maio, 2022 | POSTAL

O ministro português dos Negócios Estrangeiros disse hoje que Portugal leva “muito a sério” as sanções da União Europeia (UE) a oligarcas russos, confirmando o congelamento de uma moradia de Roman Abramovich, sem conhecimento de outros bens para já.

“As sanções são tomadas muito a sério por Portugal e qualquer indivíduo sancionado que se julgue ter propriedades ou bens em Portugal será sempre investigado e, confirmando-se, os bens serão congelados”, afirmou João Gomes Cravinho.

Falando à chegada da reunião informal dos ministros dos Negócios Estrangeiros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), em Berlim, o chefe da diplomacia portuguesa confirmou a notícia hoje avançada pelo jornal Público, do congelamento de uma moradia do oligarca russo Roman Abramovich na Quinta do Lago, no Algarve.

“Neste caso, temos a convicção forte, que ainda não é a confirmação plena, de que [a moradia] pertence a Roman Abramovich e está congelada, o que significa que não pode ser vendida, hipotecada ou arrendada para qualquer tipo de proveito financeiro”, explicou João Gomes Cravinho, embora realçando “as dificuldades” em descobrir a propriedade de certos imóveis por estarem em nomes de empresas detidas por outras.

Questionado se outros imóveis deste oligarca russo com ligações ao Presidente russo, Vladimir Putin, foram já congelados em Portugal, João Gomes Cravinho adiantou: “Nós não temos conhecimento, neste momento, de outros bens”.

O chefe da diplomacia portuguesa indicou ainda que, quando há uma suspeita de tais bens, cabe a “um conjunto de entidades […] agir em conjunto”, como o Banco de Portugal, a Polícia Judiciária, o Instituto dos Registos e do Notariado e os ministérios dos Negócios Estrangeiros e das Finanças.

“Quando temos suspeita, investigamos, e a partir do momento em que temos conhecimento, agiremos de acordo com os nossos compromissos em relação aos parceiros da UE e da NATO”, concluiu João Gomes Cravinho.

O jornal Público noticia hoje que o Estado português congelou, em março passado, uma moradia de Roman Abramovich avaliada em 10 milhões de euros, localizada no Algarve, que o oligarca russo tentou vender duas semanas antes da invasão militar da Ucrânia pela Rússia.

De acordo com o jornal, o imóvel, na Quinta do Lago, está congelado desde 25 de março passado, a pedido do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

O jornal explica que, antes, em 09 de fevereiro, um cidadão britânico tentou pedir um empréstimo para comprar o imóvel, numa operação que chamou a atenção da Caixa Geral de Depósitos, que posteriormente verificou que a empresa proprietária da moradia pertencia à rede comercial de Abramovich e alertou a Polícia Judiciária.

Imóvel de Abramovich congelado no Algarve (oligarca russo tentou vender antes da invasão da Ucrânia)

O oligarca foi sancionado pela União Europeia em meados de março, tendo-lhe sido aplicado o congelamento de bens e o impedimento no acesso a fundos de cidadãos e empresas da UE.

Os sancionados abrangidos pelas medidas restritivas europeias ficam também proibidos de viajar, entrar ou transitar pelos territórios da UE, o que não inclui, porém, Roman Abramovich, que tem passaporte português.

Roman Abramovich é cidadão português desde o ano passado, ao abrigo do processo de atribuição da nacionalidade portuguesa a descendentes de judeus sefarditas, estando essa concessão envolta em controvérsia e sob investigação por alegadas irregularidades com os certificados que provam a sua ascendência.

O certificado de Abramovich foi emitido pela Comunidade Israelita do Porto, cujo rabino, Daniel Litvak, foi detido no âmbito desta investigação.

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email

Últimas

  • Cruzeiro inaugural do Caminho Marítimo de Santiago parte no sábado de Vila Real de Santo António
    Cruzeiro inaugural do Caminho Marítimo de Santiago parte no sábado de Vila Real de Santo António
  • Covid-19: Média diária volta a aumentar para mais de 29 mil casos de infeção
    Covid-19: Média diária volta a aumentar para mais de 29 mil casos de infeção
  • Programa abem: permitiu poupar 15 milhões ao SNS ao garantir acesso a medicamentos
    Programa abem: permitiu poupar 15 milhões ao SNS ao garantir acesso a medicamentos
  • Caravela Vera Cruz está aberta ao público no porto de Vila Real de Santo António até sexta-feira
    Caravela Vera Cruz está aberta ao público no porto de Vila Real de Santo António até sexta-feira
  • Detido em flagrante a furtar estabelecimento de restauração e bebidas em Loulé
    Detido em flagrante a furtar estabelecimento de restauração e bebidas em Loulé

Opinião

  • Sol e calor, e também a pensar na exposição das crianças
    Sol e calor, e também a pensar na exposição das crianças
  • Os Estados Unidos da América “brincam com o fogo” na Europa. A União Europeia “aplaude”…
    Os Estados Unidos da América “brincam com o fogo” na Europa. A União Europeia “aplaude”…
  • Leitura da Semana: Pequeno e Precioso. O Cavalo-marinho, texto de Joana Bértholo e ilustrações de Mariana Malhão 
    Leitura da Semana: Pequeno e Precioso. O Cavalo-marinho, texto de Joana Bértholo e ilustrações de Mariana Malhão 
  • Investimento na saúde da visão para poupar e promover vidas
    Investimento na saúde da visão para poupar e promover vidas

Europe Direct Algarve

  • Saúde pública: regras mais rigorosas para a colocação de exames médicos no mercado
    Saúde pública: regras mais rigorosas para a colocação de exames médicos no mercado
  • Algarve celebrou o Dia da Europa [vídeo]
    Algarve celebrou o Dia da Europa [vídeo]
  • Ecoinovação é tema do próximo in-tech talks da ANJE
    Ecoinovação é tema do próximo in-tech talks da ANJE
  • Política de Privacidade
Configurações de privacidade
©2022 Postal do Algarve