A Ermida de N.ª Senhora de Guadalupe e a Fortaleza de Sagres vão acolher várias iniciativas do programa DiVaM ao longo do próximo fim-de-semana.
Na Ermida de N.ª Senhora de Guadalupe, no sábado, pelas 17 horas, inaugura-se a exposição “Seam”, de Susana de Medeiros. Esta exposição insere-se num ciclo de artes visuais, intitulado 2ou3x7, no qual vários artistas plásticos são convidados a intervir de forma temporária na Ermida de modo a relacionarem-se com o lugar, quer no âmbito da montagem, quer no da concepção da obra. Este é um projecto da Tertúlia – Associação Sócio cultural de Aljezur
“Seam”, palavra da língua inglesa que remete para linha de junção, costura, sutura ou camada.
A artista propõe ao espectador imaginar e costurar uma relação entre o sagrado e o profano (e os seus rituais) em duas temporalidades históricas diferentes: a concepção do sagrado, os rituais e cultos comunitários dos povos que nos deixaram um legado megalítico muito abundante no território do concelho de Vila do Bispo e daqueles que construíram e utilizaram a Ermida. Perante a instalação presente é deixada ao observador a tarefa de reinventar constelações geradoras de sentidos, um novo atlas de significações.
No mesmo dia, pelas 17.30 horas, a ermida irá receber o Quarteto de Guitarras Concordis, com o concerto Transparências, com um repertório que engloba compositores como G. Bizet, Bach, Carlos Paredes, José Peixoto, M. Falla e Roland Dyens.
O Quarteto de Guitarras Concordis, formado em 2005, é actualmente constituído por Eudoro Grade, João Venda, Rui Martins e Rui Mourinho, guitarristas residentes na Região do Algarve. Músicos de personalidades, influências e cumplicidades várias, neles emerge como tónica a beleza tímbrica e sonora que as quatro guitarras podem proporcionar em conjunto. Neste sentido, concentram e projectam a sua orientação musical em perspectivas com destaque na originalidade e diversidade dos mais variados ambientes musicais.
No domingo, a Fortaleza de Sagres irá acolher “Dueto Interdisciplinar”, de Josué Nunes na Guitarra Clássica e Visuais de Vinicius Almada, às 18 horas.
Uma leitura visual sobre obras para guitarra de mestres compositores e discípulos da guitarra espanhola e do violão brasileiro. O objectivo deste projecto artístico, concebido pela Academia de Música de Tavira através de composições visuais e digitais em movimento, projectadas em sincronia com a música interpretada ao vivo e acusticamente por uma guitarra solo. O resultado deste trabalho é chamado “dueto interdisciplinar”. Através dele se desenvolverá uma nova linguagem de comunicação sensorial, onde cada disciplina servirá de incentivo e suporte para a apreciação da disciplina que a complementa.
DiVaM é o programa de Dinamização e Valorização dos Monumentos do Algarve promovido pela Direcção Regional de Cultura do Algarve
O programa completo está disponível em www.cultalg.pt.