A empreitada de substituição de travessas de madeira por betão, nas estações de Alcantarilha, Silves, Estômbar e Mexilhoeira Grande foi consignada no passado dia 31 de Julho.
Medida dá “continuidade ao plano de investimentos previstos para a Linha do Algarve, visando a melhoria da eficiência e competitividade do sistema ferroviário”, refere a Infra-estruturas de Portugal em comunicado de imprensa enviado à nossa redacção.
A intervenção, adjudicada à empresa OPWAY pelo valor de 549 mil e 436 euros e um prazo de execução de 90 dias, que engloba também a substituição de carris de barra curta por carril de barra longa soldada, é complementar às já executadas nas estações de Olhão, Fuzeta, Tavira, Cacela e Vila Real de Santo António e tem em vista o reforço das condições de segurança, o incremento da disponibilidade e fiabilidade da infra-estrutura e do conforto para os passageiros.
“No primeiro semestre de 2015 foram concretizadas, na Linha do Algarve, as empreitadas de alteamento das plataformas das Estações de Portimão e Cacela, com o objectivo de facilitar o processo de embarque/desembarque dos passageiros, e desenvolvidas várias acções mitigadoras da prática de atravessamento indevido do canal ferroviário por parte de confinantes e transeuntes, obviando situações de risco para os infractores e para a tripulação e passageiros dos comboios”, informa a Infra-estruturas de Portugal.
“Encontram-se em curso os trabalhos de substituição da cobertura do edifício de passageiros da Estação de Albufeira e renovação de instalações sanitárias e o alteamento das plataformas das Estações de Vila Real de Santo António e Fuseta”, acrescenta.
Até ao final de 2015 será ainda concretizado o alteamento das plataformas da Estação de Silves, com um custo estimado de 160 mil euros.
Estas intervenções representam um investimento global na ordem dos 860 mil euros.