A confirmação da vontade do actual Governo manter a promessa de electrificação total da linha do Algarve – inserida no plano estratégico de investimentos, PETI 3+, pelo anterior executivo – foi dada pelo ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques, ao deputado algarvio Cristóvão Norte.
A questão foi colocada pelo parlamentar do PSD eleito pelo Algarve em sede de Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas ao titular da pasta.
Cristóvão Norte disse-se “reconfortado” pela circunstância do Governo confirmar o investimento a realizar na electrificação, mas não deixou de sublinhar, questionando o titular do Governo, que “ficou por referir [pelo ministro] a ligação ferroviária ao Aeroporto Internacional de Faro”.
Nas respostas aos deputados – onde também colocou questões ao ministro o deputado algarvio João Vasconcelos, do Bloco de Esquerda, sobre as portagens na Via do infante e o aumento da sinistralidade na EN 125 – Pedro Marques esquivou-se a respostas face a questões concretas dos parlamentares sublinhando “o compromisso do Governo com o investimento na ferrovia” e o trabalho no sentido de “maximizar o aproveitamento” dos fundos europeus nesta matéria e dando nota, repetidas vezes, daquilo que considera ter sido a actuação do anterior Governo que “planificou e fez versões optimizadas dos planos”, mas que de projectos e obra “fez zero”.
O que estava previsto no PETI 3+
Recorde-se que no plano de investimentos estratégicos PETI 3+ realizado pelo Governo de Passos Coelho estava prevista a electrificação integral da linha do Algarve, actualmente apenas electrificada entre Tunes e Faro, e a construção de um ramal de ligação ao Aeroporto de Faro.
O presidente da Refer em Agosto de 2015 anunciava no Algarve, a intenção de investimento de 120 milhões de euros na modernização da linha ferroviária da região, dinheiro que serviria para electrificar toda a linha e criar uma ligação entre Faro e o aeroporto.
Os trabalhos de electrificação da linha “devem iniciar-se em 2016”, dizia então Rui Loureiro, “estando a sua conclusão prevista para 2019, enquanto a obra para a ligação da capital algarvia ao aeroporto se deve iniciar em 2017, estimando-se a sua conclusão em 2021”.