A apresentação pública da 4.ª edição do programa Formação-Algarve tem lugar hoje, segunda-feira, a partir das 10.30 horas, no Centro de Emprego e Formação Profissional do Barlavento, Serviço de Emprego e Formação Profissional de Portimão. A cerimónia será presidida por Pedro Mota, ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social.
O programa foi instituído em Setembro de 2012, com “o objectivo de combater a sazonalidade do desemprego na região do Algarve, e de reforçar a competitividade e a produtividade dos sectores de actividade mais sensíveis à variação da actividade económica na referida área geográfica”, recorda o IEFP em nota de imprensa.
“Apesar da redução do desemprego registado nesta região, relativamente ao período homólogo, as razões que motivaram a criação do Formação-Algarve ainda se mantêm, nomeadamente, a sazonalidade da actividade turística, a precariedade dos vínculos laborais e o reconhecimento do impacte positivo da formação contínua na produtividade dos trabalhadores e na competitividade das empresas”, explica aquela instituição.
O Programa Formação-Algarve traduz-se “no apoio ao estímulo de relações permanentes de trabalho, através do apoio à conversão de contratos de trabalho a termo ou a termo incerto em contratos de trabalho sem termo. Promove, ainda, o emprego qualificado, assente na valorização das competências dos trabalhadores, proporcionando-lhes formação profissional durante o designado período de época baixa”, acrescenta.
Desde a criação deste Programa foram “apoiadas 131 entidades empregadoras e 2.164 activos, empregados e desempregados, frequentaram percursos de formação, em diversos domínios, direccionados para a aquisição de competências relevantes para a promoção da respectiva empregabilidade”, conclui o IEFP.