As apresentações foram dedicadas aos temas “A Marinha Portuguesa nas operações da Agência FRONTEX”, “Exercício da Autoridade do Estado no mar” e “FRONTEX Área A1” com o Comandante de Zona Marítima do Sul e Comandante Regional da Polícia Marítima do Sul, Capitão-de-mar-e-guerra José Isabel, a explicar nesta última apresentação a operacionalização e o produto das missões FRONTEX na região.
Ainda durante o dia, a comitiva acompanhou a operação da European Patrols Network (EPN) em curso no Algarve, onde estiveram envolvidos meios do dispositivo naval padrão da Marinha e meios atribuídos aos Comandos-locais da Polícia Marítima, sob a coordenação do Comando Regional da Polícia Marítima do Sul.
Segundo a AMN, estiveram envolvidas duas lanchas de fiscalização rápida (LFR) da Marinha, bem como quatro embarcações de alta velocidade (EAV) e quatro viaturas todo-o-terreno da Polícia Marítima.
Esta Rede Europeia de patrulhas marítimas, um projecto da agência Frontex, tem como objetivo detectar e abordar embarcações utilizadas em ações de imigração ilegal ou em tráfico de seres humanos.