Cerca de mil oftalmologistas, portugueses na sua maioria, vão estar reunidos em Vilamoura, durante três dias a partir desta quinta-feira, para actualizarem os seus conhecimentos e aclamar os trabalhos de investigação realizados no país durante o ano.
O 58º Congresso Nacional da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia permitirá “a actualização e benefícios concretos no conhecimento oftalmológico de cada participante”, disse a secretária-geral da organização, Rita Flores, à Lusa.
Os temas em destaque serão a córnea e a superfície ocular, a oftalmologia pediátrica e o estrabismo e o debate contará com a participação de uma série de “convidados de renome internacional” como John Sloper (presidente da Associação Europeia de Estrabismo, Jan Tjeerd de Faber (presidente da Sociedade Europeia de Oftalmologia – Holanda), entre outros.
Na reunião de oftalmologistas serão também atribuídos 12 prémios, entre eles a Melhor Apresentação no Congresso, o Melhor Trabalho de Inovação em Oftalmologia e o Melhor Trabalho de Investigação.
Durante o congresso, os intervenientes serão convidados a participar numa corrida/caminhada de três quilómetros mediante uma dádiva de 10 euros a favor da Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal.
A Cerimónia da Abertura terá como temas principais “o Ano Mundial da Luz” e “a Mulher na Oftalmologia” e a organização espera que seja “um grande evento de luz e cor”.
(Agência Lusa)