Metade dos cabeleireiros e barbeiros em Portugal não resistirá a mais 15 dias com a sua atividade paralisada e 27% não sobreviverá mais de 30 dias, sendo que, por cada dia os profissionais do setor perdem 175 euros em média, revela um inquérito da Fixando entre os dias 5 e 10 de março de 2021, junto de 12.180 profissionais e utilizadores da plataforma.
Os profissionais (73%) consideram “o segundo confinamento muito negativo para a sobrevivência do seu negócio e outros (72%) discorda completamente com a atual proibição de exercer a sua atividade”.
Segundo os resultados obtidos, percebeu-se que “45% dos profissionais já recorreu ao apoio do Estado, mas 27% não foi elegível, enquanto 18% recorreu à família, 9% contraiu empréstimos bancários.”
No que se refere à abertura dos centros de estética e cabeleireiros, 38% defende “uma abertura imediata e 50% já na primeira fase do desconfinamento, enquanto apenas 12% defende adiamento até uma segunda fase do desconfinamento”.
QUE DIZEM OS CONSUMIDORES:
Dos utilizadores da plataforma Fixando, 64% discorda com o atual encerramento, sendo que 81% considera dramático o impacto deste encerramento para os trabalhadores do setor.
Mais de metade dos inquiridos (58%) afirma que “os cabeleireiros e centros de estética são fundamentais para garantir o bem estar dos portugueses, pois 53% recorre a estes serviços mais de 6 vezes por ano, 19% frequenta 4 a 6 vezes por ano, enquanto 18% vai 2 a 3 vezes por ano”.
Segundo o inquérito, “os serviços mais procurados são o corte de cabelo (84%), seguido pela manicure (41%), coloração/madeixas (40%), pédicure (28%), depilação a cera (19%) e tratamentos de estética não-invasivos (16%)”.
O QUE DEVE ABRIR JÁ?
A Fixando percebeu pelo inquérito realizado que as prioridades para a abertura de espaços na primeira fase do confinamento são:
– pequeno comércio (62%)
– escolas (58%)
– cabeleireiros e centros de estética (55%)
– restaurantes e cafés (48%)
– ginásios (22%)
– centros comerciais (16%)
SOBRE A FIXANDO:
Na Fixando os portugueses podem encontrar os profissionais mais qualificados para todos os serviços.
Opera desde 2017 a nível nacional através da sua plataforma web e mobile, bem como da sua APP, e ajuda os utilizadores a simplificar o processo de contratação de um determinado serviço, existindo mais de 1.200 categorias de serviços disponíveis.
Para os profissionais, pequenas empresas e freelancers, a Fixando torna-se numa ferramenta privilegiada para a angariação de mais clientes e consequentemente o aumento do volume de negócios.
A Fixando é distinguida há 4 anos consecutivos com o prémio Cinco Estrelas na categoria “Plataforma Online de Contratação de Serviços” tendo vencido também, em 2018, o prémio ACEPI Navegantes XXI na categoria de Melhor Inovação Digital do ano.