A Universidade do Algarve, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) e os Municípios do Algarve assinam, esta quinta-feira, pelas 15:00, no Grande Auditório do Campus de Gambelas, o contrato-programa para o aumento de vagas de Medicina no Algarve.
Tendo em vista a concretização, reforço e alargamento do ensino de Medicina na região, a AMAL (Comunidade Intermunicipal do Algarve) realiza um investimento de 600 mil euros/ano em todas as componentes da área da saúde na região do Algarve, designadamente equipamentos, pesquisa e desenvolvimento, respostas de serviços de saúde e formação superior e pós-graduada nesta área.
O aumento de vagas teve início em 2020/21 passando de 48 para 64 vagas, estando previsto atingir as 96 vagas em 2025/26, contribuindo, a longo prazo para a melhoria da qualidade dos cuidados de saúde prestados na região, bem como captação e fixação de profissionais de saúde no Algarve.
Simultaneamente, será lançado o Programa MD PhD, um programa conjunto entre a Universidade do Algarve e a Fundação Champalimaud que visa a formação da próxima geração de médicos-cientistas.
O programa, pioneiro em Portugal pela sua vertente de duplo diploma (MD + PhD), é desenhado com base nas melhores práticas ao nível internacional, providenciando aos estudantes a oportunidade de obter treino médico fundamental ao mesmo tempo que desenvolvem habilidades ao nível da investigação científica que lhe permitirão desenvolver-se enquanto clínicos-cientistas, fazendo a interface entre medicina e ciência.
Programa
15:00 – Abertura da Sessão e Boas Vindas
Paulo Águas, Reitor da Universidade do Algarve
15:15m – Colaboração ABC / UAlg / Fundação Champalimaud
Colaboração na investigação – ABC-RI
Clévio Nóbrega, docente da FMCB
Formação Pós-graduada em Fundamentos da Medicina
Isabel Palmeirim, Diretora do MIM e da FMCB
MD PHD da FMCB da UAlg e FC
Bibiana Ferreira, docente da FMCB
CoLab Envelhecimento
Pedro Castelo Branco, docente da FMCB
16:00 – A importância da colaboração na ciência
Nuno Marques, Presidente do Algarve Biomedical Center
Miguel Seabra, representante da Fundação Champalimaud
16:20 – O Mestrado Integrado de Medicina e a sua importância para a região
Isabel Palmeirim, Diretora do MIM e da FMCB
16:30 – Apresentação do contrato-programa para o aumento de vagas de Medicina no Algarve e as mais valias para o Algarve
António Pina, Presidente da AMAL
16:40 – Assinatura do contrato-programa entre UAlg, AD-ABC, AMAL e MCTES
16:45 – Encerramento da reunião
Manuel Heitor, Ministro da Ciência Tecnologia e Ensino Superior
Sobre a Universidade do Algarve:
A Universidade do Algarve (UAlg) tem atualmente cerca de 8 mil estudantes, 23% dos quais internacionais, oriundos de mais de 85 nacionalidades, onde se destaca o Brasil, país com maior representatividade, ultrapassando os 900 estudantes.
Com 41 anos de existência, aparece pela segunda vez consecutiva no ranking do Times Higher Education (THE) Young University Rankings 2019, que analisa o desempenho de instituições de ensino superior criadas há 50 anos ou menos, destacando-se no indicador que avalia a projeção internacional.
Em 2019 voltou a integrar a lista das melhores do mundo no Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects, destacando-se como a melhor universidade portuguesa na área de Hospitality & Tourism Management. O Shanghai Ranking’s selecionou as 300 melhores instituições de todo o mundo, colocando a UAlg no Top 100, com a melhor classificação nacional nesta área, entre as posições 51-75, liderando o lote das quatro universidades portuguesas avaliadas. Pela primeira vez, na posição 101-125, também apareceu no ranking do Times Higher Education (THE) Europe Teaching Rankings 2019, que analisa o desempenho do ensino em instituições de ensino superior europeias.
Em 2020 integra pela primeira vez o Times Higher Education Impact Rankings, que avalia o desempenho e contributo das universidades para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, colocando-se na posição 201-300, entre 766 IES, de 85 países, que cumpriram os requisites de inclusão.
A UAlg oferece cursos de formação inicial e pós-graduada, nas suas diversas áreas de formação: Artes, Comunicação e Património; Ciências Sociais e da Educação; Ciências e Tecnologias da Saúde; Ciências Exatas e Naturais; Economia, Gestão e Turismo; Engenharias e Tecnologias.
A sua localização privilegiada junto ao Aeroporto Internacional de Faro e o grande número de novas rotas aéreas de ligação às principais cidades portuguesas (Porto e Lisboa) e europeias, bem como as excelentes condições que a UAlg e a região têm para oferecer, fazem com que, cada vez mais, a academia do sul do país adquira um estatuto central e internacional.