A «Mesa de Albufeira / Mar de Olhos de Água» é uma das vencedoras do concurso «7 Maravilhas à Mesa», cuja final decorreu ontem na Praça dos Pescadores, em Albufeira. Os portugueses acabam, assim, de distinguir os prodígios gastronómicos e os roteiros turísticos que a cidade piscatória algarvia tem para oferecer.
A ementa vencedora da «Vila Branca em Mar Azul» destacou-se pelos produtos de excelência, com forte ligação ao mar e ao campo algarvio. Na «Mesa de Albufeira/ Mar de Olhos de Água», os ouriços-do-mar, a cataplana de peixe e as famosas laranjas do Algarve foram os produtos-estrela. Para acompanhar, a sugestão recaiu em dois vinhos da Adega do Cantor, «Vida Nova 2017» rosé e o «Onda Nova 2014» branco.
A Mesa apadrinhada pelo ator Manuel Marques enriqueceu a componente gastronómica com a visita aos Olheiros de Água Doce que brotam do areal, apenas visíveis durante a maré baixa, e à unidade de agroturismo Quinta do Mel.
Estes foram os atributos únicos que fizeram de Albufeira uma das «7 Maravilhas à Mesa» de Portugal.
«Atualmente os viajantes procuram autenticidade e experiências culturais únicas. Os destinos têm de saber fazer do produto que os diferencia um produto de excelência. A nossa Gastronomia & Vinhos é um fator de diferenciação que não é replicável noutro local do mundo e que queremos continuar a promover internamente e além-fronteiras», declara João Fernandes, presidente da Região de Turismo do Algarve.
O Algarve tem uma gastronomia tão rica e variada quanto a sua paisagem: banhado pelo mar, os peixes e mariscos são os protagonistas da cozinha algarvia, mas os produtos hortícolas, a carne e os vinhos provenientes da serra também são produtos que fazem as delícias de quem visita a região.
A Gastronomia & Vinhos é, assim, um produto turístico estratégico para a região algarvia, que tem sido uma das principais promotoras do Plano de Ação e Salvaguarda da Dieta Mediterrânica, declarada em 2013 Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.