O Pólo Museológico da Água, em Querença, acolhe até ao próximo dia 29 a exposição “Mesa Ajudada”, uma iniciativa que mostra o resultado do trabalho colectivo realizado no âmbito de uma residência criativa promovida pela Câmara de Loulé.
“Mesa ajudada” reflecte no espaço contemporâneo o sentido do fazer colectivo e da partilha de recursos a partir das práticas rurais as ajudadas. Durante 12 dias, 12 pessoas, entre elas artistas e artesãos escoceses e portugueses, trabalharam em conjunto na preparação de uma refeição e tudo o que a compôs: a mesa, as panelas, os talheres, os pratos, os copos.
Esta intervenção de arte contemporânea pretende gerar uma sinergia de discursos e de práticas sobre comunidade, de confluência da arte, dos ofícios e da cultura. Uma mesa que evoca a prática rural da “ajudada” para afirmar os valores da entreajuda e da partilha como caminho para um futuro mais sustentável.
Esta iniciativa promovida pelo Museu Municipal de Loulé, numa organização da Proactivetur/Projecto TASA e da SSW – Scottish Sculpture Workshop, com o apoio do Mestrado de Design de Comunicação, Turismo e Cultura da UAlg, pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. A entrada é livre.