Os trabalhos realizados por IPSS algarvias, no âmbito do Projeto “A Água e o Mar Para Mim”, projeto integrado na campanha de sensibilização Água é Vida – Não a desperdice, podem ser apreciados até final de setembro no emblemático Mercado Municipal de Faro.
Com o apoio da Ambifaro e do Municipio de Faro, a Águas do Algarve convida a visitar “esta magnífica exposição que se encontra disponível nos pisos 0 e -1, com um total de 49 peças que não deixam ninguém indiferente”.
A exposição de guarda-chuvas que simbolicamente é inaugurada, esta quinta-feira, é muito mais do que uma simples mostra de arte. “Cada peça foi cuidadosamente criada por pessoas especiais de instituições particulares de solidariedade social (IPSS), revelando não apenas talento e dedicação, mas também a força transformadora da inclusão e do trabalho comunitário”, explica a Águas do Algarve em comunicado.
Estes guarda-chuvas, que simbolicamente oferecem proteção, “trazem consigo uma mensagem poderosa e urgente sobre as alterações climáticas que afetam a nossa região”.
“Num momento em que enfrentamos períodos prolongados de seca, estes guarda-chuvas tornam-se ícones de resiliência, lembrando-nos da importância de proteger e preservar o nosso ambiente. Assim, a beleza artística que contemplamos aqui é também um apelo à responsabilidade coletiva para com o futuro do nosso planeta”, pode ler-se na nota.
A exposição cujo mote principal se foca na importância de poupança e preservação da Água e dos Oceanos, são suportados na atividade e valores da Águas do Algarve no âmbito da proteção dos ecossistemas e manutenção do bem-estar da população residente e flutuante da região algarvia.
Com obras produzidas por utentes de IPSS de várias áreas da região algarvia como Tavira, Albufeira, Olhão, Almancil, Faro, Culatra, Porches, Martim Longo, Paderne, Alcoutim, Lagoa, Salir, Portimão, Olhão, Santa Luzia, Alte, Tôr, Vaqueiros, Luz de Tavira, Barranco Velho – Salir, Lagos e Vila Real de Santo António;
Têm sido diversos os municípios que têm recebido a exposição, quer na forma da 1ª ou 2ª edição. Os trabalhos já passaram pelo Centro Comercial Tavira Plaza, Teatro das Figuras em Faro, IPDJ em Faro, Conservatório Maria Campina e Faro, Fábrica da Cerveja Faro, Mercado de Castro Marim, Clube de Tavira, Teatro Gregório Mascarenhas – Silves, ETAR de Faro Olhão, entre alguns outros pontos em que o feedback tem sido sempre muito positivo relativamente ao carácter de sensibilização e conscientização de cada trabalho.
Produzidas a partir de um guarda-chuva branco, esta é uma prova do poder transformador da arte na sensibilização de todos para a importância de preservar o bem maior: A Água!
A Águas do Algarve anuncia “o lançamento da terceira edição deste projeto já em setembro”, com base no sucesso das edições anteriores, “esperamos contar com uma participação ainda maior, envolvendo a comunidade na criação de novas obras que não só encantam pelo seu valor artístico, mas que também continuam a sensibilizar para as questões urgentes das alterações climáticas que afetam a nossa região. Convidamos todos a unir-se a esta causa, transformando cada guarda-chuva em um símbolo de proteção e consciência ambiental”.
Leia também: Espanhóis irritados com turistas portugueses por prática em praias que vale multas de até 1.500€