Um marco histórico-arqueológico há muito presente na zona de estacionamento da Praia da Ingrina em Vila do Bispo foi removido pela autarquia tendo em vista a respectiva preservação e valorização.
O menir foi removido no âmbito dos trabalhos que aquela zona costeira da Raposeira está a ser alvo incluídos no projecto de arranjo da Orla Costeira da Praia da Ingrina – Polis Litoral Sudoeste.
Segundo a autarquia o menir foi removido e transportado para os armazéns municipais, onde foi alvo de uma preliminar lavagem, sendo então provisoriamente armazenado com o objectivo de proceder à conservação, registo, estudo e futura valorização museológica.
A decisão foi tomada em estreita articulação com a Direcção Regional de Cultura do Algarve e teve em consideração o facto de o megalito já não se encontrar no seu contexto original de implantação, sendo a sua origem desconhecida, presumindo-se ser proveniente de contextos megalíticos conhecidos nas imediações, designadamente da área do Padrão.
“O facto de se apresentar em bom estado de conservação, preservando na face visível numerosas decorações de tipo “fossetes”, de se encontrar em posição horizontal, situação que concorre para danos de erosão corrosiva por dissolução do calcário, de não se encontrar valorizado e de existir risco de roubo no contexto actual pelas suas dimensões relativamente reduzidas foram outros dos factores tidos em conta nesta decisão”, refere a nota informativa da autarquia.