O louletano Mendes Bota foi condecorado, esta quinta-feira, pelo Presidente da República, com o Grau de Comendador da Ordem de Mérito, durante uma cerimónia realizada no antigo Picadeiro Real do Palácio de Belém.
O antigo parlamentar e diplomata da União Europeia, assina o artigo quinzenal “Percepções… e Realidades”, na versão papel e online, do POSTAL do ALGARVE.
Na ocasião, foram também condecoradas outras individualidades, como António Homem Cardoso (Comendador da Ordem do Infante D. Henrique), Fernando Magalhães Crespo (Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique), Pedro Cabrita Reis (Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique) e Miriam Halpern Pereira (Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique).
Esta condecoração destina-se a distinguir actos ou serviços meritórios que revelem abnegação em favor da coletividade, praticados no exercício de quaisquer funções, públicas ou privadas.
Sobre Mendes Bota
José Mendes Bota iniciou o seu percurso de serviço público em 1980. Atualmente está reformado, encontrando-se retirado da vida pública desde 2021.
Mendes Bota foi presidente da Câmara e da Assembleia Municipal de Loulé, num total de 14 anos de serviço autárquico. Foi deputado durante 24 anos no somatório de diferentes mandatos na Assembleia da República e no Parlamento Europeu, incluindo mandatos na Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa (APCE) e na Assembleia Interparlamentar Europeia de Segurança e Defesa (UEO).
Na Assembleia da República, Mendes Bota presidiu à Comissão para a Ética, a Cidadania e a Comunicação e à Subcomissão de Turismo, enquanto na Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa liderou a Comissão para a Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens. Foi também diplomata da União Europeia junto do Conselho da Europa e do Vaticano.
Em 2015 já tinha sido condecorado com a Cruz de Cavaleiro da Ordem de Mérito da República da Polónia, distinção atribuída pelo então Presidente da República da Polónia, Bronislaw Komorowski
O percurso de Mendes Bota destaca-se sobretudo pelo contributo ao nível internacional no combate à violência contra as mulheres e pela elaboração e aprovação da Convenção de Istambul (combate à violência doméstica).