No último sábado decorreu pela primeira vez em Portugal uma edição dos World Cheese Awards, a competição que procura eleger o melhor queijo do mundo. Se Portugal já estava a fazer história por acolher pela primeira vez o evento, ainda se fez mais história pelo facto de o nosso país se estrear a vencer a competição. É que o Amanteigado de Ovelha da Quinta do Pomar, produzido na Soalheira, Fundão, arrecadou o título de Melhor Queijo do Mundo.
Este prémio colocou o queijo português nas bocas do mundo e o lote do queijo galardoado esgotou em pouco tempo. “Os telefonemas não param. Não conseguem fazer mais nada. Desde sábado que tem sido um pandemónio, no bom sentido”, descreveu, em declarações à agência Lusa, o fundador da Quinta do Pomar, Joaquim Duarte Alves.
O fundador receia até que não seja possível satisfazer a grande procura até ao Natal, uma vez que pode não haver leite suficiente para produzir o amanteigado premiado. “Estamos a receber encomendas de pessoas que querem exportar para os Estados Unidos, para França, para vários países, e o queijo não se faz de um dia para o outro”, explica Joaquim Alves à Lusa. “A cura leva 45 dias”, sublinha em declarações à mesma fonte.
Se está em fila de espera para comprar o Amanteigado de Ovelha da Quinta do Pomar, pode aproveitar também para provar um outro queijo que ficou entre os 14 melhores do mundo na mesma competição e está à venda por menos de dois euros na Mercadona.
Trata-se de um queijo creme camembert, elaborado pela Quesería Lafuente, de origem cantábrica, que produz lacticínios desde 1942. O queijo que obteve a medalha de super ouro pode ser comprado em quase todos os supermercados Mercadona por 1,75 euros.
Leia também: Este icónico hotel no Algarve está fechado e não é por falência