Se costuma frequentar a cadeia McDonald’s e já entrou neste em particular, provavelmente o menu que escolheu foi o mesmo de sempre, mas a experiência pode ter sido bem diferente. É que o McDonald’s Imperial, no Porto, destaca-se pela sua arquitetura Art Deco e é considerado o mais bonito do mundo. Para trás fica a história do famoso Café Imperial, que ocupou o emblemático edifício até à chegada da cadeia de fast food.
Foi já há alguns anos que Harrison Jacobs, num artigo para a revista Bussiness Insider, salientou a beleza peculiar deste McDonald’s, situado no centro da cidade do Porto. À entrada, a escultura de uma águia, da autoria de Henrique Moreira, desperta a curiosidade de quem por ali passa. No interior, os candelabros de cristal e a arquitetura Art Deco fazem com que aqueles que ali entram, permaneçam durante algum tempo.
Hoje, quem entra neste edifício sai de lá de dentro com um hamburguer na mão, mas no século passado o cenário era outro. É que em tempos este espaço pertenceu ao Café Imperial. A sua origem remete-nos para os anos 30 do século XX, o negócio ganhou fama e funcionou durante décadas, mas acabou por não sobreviver à passagem do tempo.
Em 1995, a cadeia de fast food chegou a este edifício e, de visita ao Porto, Harrison Jacobs revela ter comido “no McDonald’s mais bonito do mundo, com candelabros de cristal, vitrais e uma pastelaria deliciosa”. De acordo com o site Porto Secreto, o espaço tem disponibilidade para cerca de 180 pessoas, que se podem distribuir por dois pisos, sendo que o inferior apresenta uma decoração mais moderna.
Leia também: É um dos vinhos mais caros do mundo e está à venda no Auchan. Saiba quanto custa