A Mata Nacional das Dunas Litorais de Vila Real de Santo António foi finalmente enriquecida, em dezembro, com a colocação de sinalética nova, o que permitirá a valorização do Trilho da Aldeia Nova e o percurso desde a Cidade Pombalina a Monte Gordo.
Segundo a Associação de Defesa do Património de Mértola, “foram instalados sete painéis com mapa e um sobre o camaleão, e os totens de dois percursos – feitos com materiais reciclados, resistentes ao sol e facilmente substituíveis”.
Através da disponibilização desta informação no local, pretende-se igualmente “informar os turistas relativamente ao interesse ambiental daquele espaço, bem como sobre a localização dos diferentes serviços: estacionamentos, parque de merendas, parque de campismo, entre outros”.
A Associação de Defesa do Património de Mértola recorda que “a Mata de Vila Real de Santo António foi a escolhida, a nível nacional, enquanto área piloto, para integrar a rede de áreas europeias INHERITURA, perfilando-se para receber um selo de “ÁREA INHERITURA”, dado por uma comissão técnica criada pelo Projeto Inherit, que visa promover zonas em que a proteção do património natural representa uma mais-valia para desenvolver atividades turísticas sustentáveis”.
“Esta iniciativa foi um esforço conjunto do Instituto da Conservação Natureza e Florestas, da Associação Odiana, e promovido pela ADPM Mértola com o apoio do protejo europeu Inherit, financiado pelo programa INTERREG MED da UE”, conclui a associação.
Sobre a Associação de Defesa do Património de Mértola:
A Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM) é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) sediada em Mértola. Foi constituída em 1980, desenvolvendo desde então uma estratégia de atuação centrada na capacitação das populações com quem trabalha.
A ADPM tem desempenhado um papel fulcral na promoção dos recursos endógenos, atuando paralelamente em diversas áreas intervenção, tais como: Ambiente e Agricultura Sustentável; Educação/Formação; Empreendedorismo e Inovação Rural; Património, Indústrias Culturais e Criativas e Serviços de Turismo; Intervenção e Animação Social; Educação/ Cooperação para o Desenvolvimento.
A ADPM pode ser contactada através do telefone 286 610 000, telemóvel: 917 469 691 e email: [email protected]
RELACIONADO:
► Instalados painéis informativos em área piloto de projeto europeu no Algarve