A Marinha Portuguesa coordenou, esta segunda-feira, o resgate médico de um indivíduo de nacionalidade suíça, de 83 anos, que se encontrava a bordo de um navio de passageiros, a navegar a cerca de 70 milhas náuticas, o equivalente a 130 quilómetros, a sul do Cabo de São Vicente, em direção ao porto de Cádis.
O pedido de auxílio chegou ao MRCC Lisboa através do Centro de Coordenação de Salvamento Marítimo Madrid (MRCC MADRID) que foi contactado pelo navio com a indicação de um passageiro com um traumatismo crânio encefálico.
“De imediato, por se tratar de uma situação urgente, foi empenhada a aeronave EH-101 da Força Aérea Portuguesa para efetuar o resgate e o transporte do passageiro até ao aeroporto de Faro, onde foi posteriormente transferido para uma unidade hospitalar”, informa a Marinha em comunicado.
A Marinha, através dos seus Centros de Busca e Salvamento Marítimo, garante “uma resposta 24 horas por dia, 365 dias por ano, a incidentes que possam ocorrer nas águas de jurisdição ou soberania nacional”.
Leia também: Apreendidas mais de três toneladas de sardinha em embarcação espanhola ao largo de Tavira