O vídeo não é de agora, mas ao longo dos últimos dias tornou-se viral o clip onde se vê o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no interior de um avião, a arrancar a tampa da porta de emergência. “Então disse para eu fazer força”, refere o Presidente da República no mesmo vídeo. Embora haja quem acredite que esta situação se passou em pleno voo, muitos utilizadores das redes sociais mostram-se céticos quanto à veracidade do mesmo.
Depois de investigar, o Polígrafo concluiu que o vídeo é efetivamente real, contudo, esta situação não se passou durante um voo. O vídeo que está a ser partilhado nas redes sociais com referências ao “Presidente mais engraçado” remete-nos para o ano de 2017. Foi em outubro do mesmo ano que Marcelo Rebelo de Sousa visitou o Centro de Formação Aeronáutica dos Açores, operado pela companhia aérea SATA, onde participou em várias demonstrações.
É precisamente no decorrer das demonstrações que o Presidente da República é visto a arrancar a tampa da porta de emergência de um avião. “É só puxar a tampa“, ouve-se dizer no vídeo protagonizado por Marcelo Rebelo de Sousa. “Mas tirar mesmo assim?”, questiona, enquanto mexe numa placa na parte superior da porta.
Nesse momento, a tampa da porta de emergência sai projetada para o chão, provocando vários risos. Ainda que a figura mais alta do Estado português tenha demonstrado alguma preocupação inicial, logo de seguida acabou por justificar o sucedido: “Então disseram para eu fazer força”.
De salientar que apesar de o vídeo ser real, a aeronave onde tudo se passou encontrava-se em terra e uma das demonstrações consistia em abrir a porta de emergência lateral. Foi nesse contexto que o Presidente da República terá puxado com demasiada força a tampa do acesso aos manípulos de abertura da porta, tal como sublinha o Polígrafo.
Leia também: Esta cidade do Algarve foi destacada pelos Espanhóis por ter alojamento barato