Portimão é palco de diversos eventos de projeção nacional, que atraem à cidade centenas de milhar de visitantes, cuja segurança está a ser assegurada por um dispositivo de prevenção, coordenado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) e composto por mais de uma centena de operacionais.
“Este dispositivo foi ativado durante a Noitada Portimão 2024 – Festival de Luz, Arte e Cultura, que nos dias 26 e 27 de julho decorreu simultaneamente em vários espaços da cidade, e por ocasião do Festival da Sardinha, que animou a zona ribeirinha de Portimão entre 30 de julho e 4 de agosto, seguindo-se desta quinta-feira até sábado, 10 de agosto, o Festival Mar me Quer, que também se realiza na zona ribeirinha da cidade”, explica a autarquia portimonense em comunicado.
Portimão acolhe a partir de sexta-feira e até domingo o Campeonato Mundial de Superbikes, prova que se prevê levar ao Autódromo Internacional do Algarve muitos apaixonados pelos desportos motorizados.
O evento contará com um dispositivo dedicado, composto por 13 ambulâncias de vários corpos de bombeiros e da Cruz Vermelha Portuguesa e um veículo de combate a incêndios, sendo assegurado pelo SMPC o apoio logístico às operações.
Portimão dá prioridade à segurança
Concebido para garantir a máxima segurança dos portimonenses e de todos quantos escolhem a cidade para viver ou passar as suas férias, o dispositivo de segurança em vigor foi articulado com todos os agentes de Proteção Civil e as entidades cooperantes, entre as quais a Autoridade Marítima Nacional, o Corpo de Bombeiros de Portimão, a Delegação de Portimão da Cruz Vermelha Portuguesa, a Polícia de Segurança Pública, a Polícia Marítima e a empresa de segurança privada PSG.
O Posto de Comando Operacional, que se encontra instalado na zona ribeirinha de Portimão, garante uma resposta ágil e a coordenação de todas entidades envolvidas, estando em permanente articulação com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) através do Comando Regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve e com o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU).
Antecipar para proteger
Portimão não vive só de eventos, existe todo um trabalho realizado pela proteção civil municipal, com especial incidência na avaliação do risco de incêndios rurais, cuja probabilidade aumenta significativamente nesta época do ano.
Nesse sentido, encontram-se de prevenção duas equipas de combate a incêndios florestais dos bombeiros, uma das quais pré posicionada no Destacamento Sazonal da Senhora do Verde, contando ainda o Município de Portimão com uma equipa logística de apoio ao combate, assim como uma Equipa de Reconhecimento e Avaliação da Situação (ERAS), além de três máquinas de rasto.
Já no Aeródromo Municipal de Portimão, mantem-se em prontidão, desde as 8h00 até ao pôr do sol, uma equipa de Salvamento Básico de Luta Contra Incêndio (SBLCI) composta por cinco elementos, a que se junta um operador de telecomunicações, que operacionaliza o Centro de Meios Aéreos (CMA).
No âmbito da Emergência Médica Pré-Hospitalar, Portimão conta desde 1 de julho com o reforço de um motociclo de emergência, na sequência do protocolo estabelecido entre o INEM e os Bombeiros de Portimão.
Para além disso, o SMPC tem instalada e em prontidão na Escola Júdice Fialho a Base de Apoio Logístico, para dar resposta adequada a qualquer evento significativo que possa ocorrer no concelho.
Mantém-se ainda em estado de prontidão no apoio aos eventos, bem como à Autoridade Marítima, a embarcação de socorro adquirida pelo Município e que se encontra ao serviço dos Bombeiros locais.
Por sua vez, desde 1 de junho a 15 de outubro, a equipa de Sapadores Florestais responde pela vigilância no espaço rural do concelho em todos os dias da semana, sem exceção, estando devidamente preparada para prestar apoio a eventuais operações de combate a incêndios florestais.
Para garantir uma resposta baseada na antecipação e na prevenção, está em fase de revisão o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Portimão, documento dinâmico e em constante evolução, cuja fase de consulta pública se encontra atualmente aberta ao contributo dos interessados, quer presencialmente no SMPC, quer pelo site da autarquia aqui.
Leia também: Fique a conhecer o novo prazo de validade da carta de condução