Entre Janeiro e Dezembro de 2016, os postos de turismo da Região de Turismo do Algarve (RTA) prestaram apoio a 587.908 turistas que os procuraram para obter informações sobre as ofertas turísticas dos seus destinos.
Os postos de turismo de Faro, Lagos e Tavira foram os que registaram uma maior procura em 2016, com os atendimentos a rondarem os 89 mil, 61 mil e 58 mil, respectivamente. De uma forma generalizada, os turistas preferiram visitar os postos de turismo a recorrer ao apoio telefónico.
Julho, Agosto, Setembro e Outubro foram os meses de maior afluência, sendo que o mês de Agosto foi aquele em que se verificou um maior número de atendimentos: 91.376.
No ano em que o Algarve registou a marca recorde de 18,1 milhões de dormidas, os 21 postos de turismo da entidade regional assumem um papel cada vez mais importante no acolhimento de quem escolhe o Algarve para as suas férias.
Desidério Silva acredita que o atendimento dos postos de turismo pode motivar o regresso dos visitantes
Para o presidente da RTA, Desidério Silva, “os postos de turismo têm um papel importantíssimo no acolhimento dos turistas e na promoção da nossa oferta. Neles disponibilizamos informação sobre circuitos temáticos, programas culturais, património, actividades desportivas e informações úteis ao visitante, de uma forma personalizada. Nos últimos anos temos investido na melhoria das condições dos postos, na oferta de novos serviços, a maioria das estruturas já disponibiliza serviço de wifi gratuito, por exemplo, e na formação de recursos humanos”.
Desidério Silva acredita que “o atendimento nos postos de turismo pode motivar a permanência e o retorno do turista, assim como a percepção que este tem do destino, ao influenciar a eleição dos lugares a visitar”.
De acordo com um inquérito de satisfação, os utentes manifestaram-se muito satisfeitos com o serviço prestado pelos postos de turismo e destacaram a qualidade do serviço e do atendimento, assim como a localização e acessibilidades dos equipamentos, a atenção e amabilidade do pessoal e a qualidade do material distribuído.
Postos de turismo renovam certificação até 2018
Os 21 postos de turismo da RTA estão certificados desde 2014 com a norma de qualidade ISO:9001, resultado de um projecto que tornou os serviços mais eficientes, tendo por objectivo o aumento da satisfação dos visitantes que procuram estas estruturas durante as férias na região. A certificação acaba de ser renovada até 2018.
Para 2017, e com as previsões a apontarem para uma maior procura pelo Algarve, é esperada uma maior afluência aos postos de turismo. Neste sentido, será inaugurado um novo posto de turismo no Aeroporto de Faro, face ao aumento do número de passageiros da estrutura aeroportuária, mais 18,5% em 2016, em comparação a 2015.
(Cátia Marcelino / Henrique Dias Freire)