O Festival MED 2015 associou o Movimento “Zero Desperdício” ao evento, pretendendo doar toda a comida não consumida durante os dias do festival a famílias em situação de maior vulnerabilidade do concelho.
Esta acção, contou com a participação de todos os stands alimentares e restaurantes existentes no recinto do festival, que prontamente aderiram à iniciativa tendo doado durante o festival um total de 205,272 Kg de alimentos prontos a consumir.
A operacionalização da acção ficou a cargo de uma equipa de voluntários da Refood; do Banco Local de Voluntariado de Loulé; do Centro Paroquial de São Clemente e São Sebastião, bem como de técnicos da Divisão de Intervenção Social e Voluntariado do Município, que durante a noite fizeram a recolha do excedente, garantindo todos parâmetros de segurança exigidos pela ASAE.
“A adesão a esta causa revelou-se muito positiva, tendo respondido de forma muito imediata a meia centena de pedidos de apoio alimentar”, refere a autarquia louletana em nota de imprensa.
Com este tipo de iniciativas a autarquia “minimiza o impacto ambiental causado pelos desperdícios alimentares, assim como permite o acesso à alimentação nas famílias em situação de maior vulnerabilidade socioeconómica”.
“Loulé não se pode dar ao lixo” e como tal “envidará todos os esforços para dar continuidade a este movimento em prol do combate ao desperdício alimentar”, conclui.