A Festa do Cinema contabilizou mais de 200 mil espectadores, ao fim de três dias da iniciativa que colocou os bilhetes a 2,5 euros, nas sessões das 500 salas aderentes, em todo o país.
Estes números atingiram as expectativas iniciais da organização, que, em comunicado, sublinha que a média de espectadores triplicou durante estes três dias.
Os números já conhecidos, ainda provisórios, do terceiro e último dia da iniciativa, apontam, segundo a organização para um total de 77.809 espectadores, que, somados aos dos restantes dois dias, perfazem um total de 199.735 espectadores.
Estes números, indica a organização, excluem ainda os resultados de alguns cineclubes, auditórios municipais e cinemas independentes, que ainda não concluíram o envio os seus resultados do evento ao Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA).
A organização destaca ainda o facto de, ao longo dos três dias da Festa do Cinema, se verificar um crescendo de espectadores: 53.399 na segunda-feira, 68.527, na terça-feira, e 77.809, na quarta-feira.
‘Os Vingadores’ e ‘Velocidade Furiosa 7’ foram os filmes mais vistos
De acordo com a organização, as sessões mais concorridas nas 500 salas de cinema que aderiram à iniciativa em todo o país foram, pelo segundo dia consecutivo, “as dos filmes ‘Os Vingadores’ (‘Avengers’) e ‘Velocidade Furiosa 7’ (‘Furious 7’), estando o filme português ‘Capitão Falcão’ entre os que mais esgotaram [na quarta-feira], por todo o país”.
A Festa do Cinema é uma iniciativa organizada pelos exibidores e distribuidores portugueses, para “celebrar o ato cultural e social de ir ao cinema”, num panorama de quebras consecutivas de espectadores e receitas de bilheteira.
Nuno Sousa, um dos organizadores da iniciativa, espera que a Festa do Cinema marque presença no calendário, crie hábitos nos espectadores e imprima uma dinâmica no mercado que justifique “que se produzam filmes nacionais para estrear no contexto da Festa”. “É o que acontece já em Espanha”, onde também acontece uma iniciativa semelhante.
Segundo dados do Instituto do Cinema e Audiovisual, Portugal registou, em 2014, os piores valores de consumo de cinema em sala, desde 2004, com 12 milhões de espectadores e 62,7 milhões de euros de receita de bilheteira.
O primeiro trimestre de 2015 apresentou, no entanto, um aumento, tanto de espectadores como de receitas, impulsionados pelas estreias dos filmes “As cinquenta sombras de Grey” e “Velocidade Furiosa 7”.
Entre Janeiro e Março, as exibições comerciais de cinema em todo o país registaram 3,3 milhões de espectadores e 17,1 milhões de euros de receita bruta de bilheteira.
(Agência Lusa)