O espanhol Luis León Sánchez (Astana) veste hoje à partida em Sagres para o contra-relógio a camisola amarela da Volta ao Algarve, graças ao triunfo alcançado ontem no alto da Fóia, em Monchique, onde terminou a segunda etapa.
A etapa que uniu ontem, em 198,6 quilómetros, Lagoa à mítica e há muito não visitada Fóia contou com uma fuga de sete corredores que durou até aos 35 quilómetros finais feitos à medida dos trepadores.
Luis León Sánchez foi o mais forte e bateu-se em confronto directo com o galês Geraint Thomas (Sky), que gastou apenas mais um segundo nesta etapa de grande dureza.
Primoz Roglic (Lotto NL-Jumbo) foi terceiro a escassos três segundos do vencedor.
O corredor espanhol não terá missão fácil para defender o comando, já que entre os ‘dez mais’ da geral há vários homens com capacidade para fazer a diferença no contra-relógio de hoje.
A terceira etapa da Volta ao Algarve é o contra-relógio individual de 18 quilómetros, que se disputa esta tarde em Sagres. O russo Viktor Manakov (Gazprom-RusVelo) é o primeiro homem a ir para a estrada, às 12.30 horas. Luis León Sánchez parte às 15.28 horas.
Quanto à tabela classificativa geral:
1. Luis León Sánchez (Astana), 9h00m50s
2. Geraint Thomas (Sky), a 5s
3. Primoz Roglic (Lotto NL-Jumbo), a 9s
4. Ion Izagirre (Movistar), a 13s
5. Tiago Machado (Katusha), a 15s
6. Thibaut Pinot (FDJ), mt
7. Amaro Antunes (LA Alumínios-Antarte), a 19s
8. Hector Saez (Caja Rural-Seguros RGA), a 23s
9. Tiesj Benoot (Lotto Soudal), mt
10. Jarlison Pantano (IAM Cycling), a 25s