Não há duas sem três, diz o povo, e Loulé segue o ditado no que toca ao concurso de presépios que atinge este ano a terceira edição.
A Câmara liderado por Vítor Aleixo repete a iniciativa que “pretende estimular a criatividade dos participantes, ao mesmo tempo que procura relembrar e encorajar uma das mais tradicionais expressões da cultura popular associada à quadra natalícia, a construção do presépio”.
De acordo com o regulamento do concurso o presépio poderá inserir-se numa de duas modalidades: o Presépio Tradicional Português, que deverá contemplar as figuras tradicionalmente reconhecidas como fundamentais, nomeadamente o Menino Jesus, Maria e José, sendo as restantes figuras de uso facultativo; ou o Presépio Tradicional do Algarve, armado em escadaria, com o Menino Jesus em pé, no alto e ao centro, rodeado de searinhas, laranjas e flores.
Na construção dos presépios podem ser utilizados quaisquer materiais, devendo, todavia, dar-se preferência às matérias-primas existentes na região.
As inscrições decorrem até ao dia 20 de Novembro e deverão ser efetuadas através do preenchimento do boletim de inscrição próprio e enviadas para a Câmara Municipal de Loulé – sector de turismo ou para [email protected], juntamente com uma fotografia do presépio em questão.
Os presépios admitidos a concurso deverão ser entregues no sector de turismo (sito na Rua D. Paio Peres Correia, nº 6, em Loulé), impreterivelmente até ao dia 27 de Novembro, após comunicado por parte da entidade organizadora.
Os presépios estarão expostos no edifício do Atlético, na Rua 5 de Outubro, entre os dias 5 de Dezembro de 2015 e 6 de Janeiro de 2016.
Os três primeiros classificados receberão entradas gratuitas para duas pessoas para o Festival MED e espectáculos no Cine-Teatro Louletano, publicações e lembranças do Concelho, de acordo com a classificação obtida. A todos os participantes serão atribuídos certificados de participação.