Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Fotos DR
Nacional

Loulé, Silves e Albufeira criam associação para candidatura a Geoparque da UNESCO

O passo seguinte será a realização da primeira assembleia geral

15:11 13 Dezembro, 2023 15:15 13 Dezembro, 2023 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A escritura pública de criação da Associação Geoparque Algarvensis foi assinada esta segunda-feira, 11 de dezembro, num cartório em Albufeira.

Os Municípios de Loulé, Silves e Albufeira, e a Universidade do Algarve, formalizaram a entidade que passará a gerir a candidatura do Território Algarvensis a Geoparque Mundial da UNESCO.

Passados três anos (dezembro de 2018) da assinatura do protocolo de entendimento entre as três Autarquias, a Universidade do Algarve, e o CIMA – Centro de Investigação Marinha e Ambiental, para a implementação do projeto do aspirante Algarvensis a Geoparque Mundial UNESCO, e de um trabalho intenso nesse sentido, o qual foi partilhado pelas quatro instituições e parceiros diversos, chegou agora o momento de se constituir a respetiva unidade de gestão.

Entre outras incumbências, esta associação terá a responsabilidade de submeter a respetiva candidatura durante o próximo ano.

O passo seguinte será a realização da primeira assembleia geral, com a tomada de posse dos respetivos órgãos sociais, aprovação do plano de atividades para o ano de 2024 e discussão das linhas mestras do Plano Estratégico para o Território Algarvensis para os próximos quatro anos.

Para o autarca de Loulé, Vítor Aleixo, este é “um dia feliz num caminho que tem ainda algumas etapas pela frente”.

Garantiu ainda que “Dadas as características, a vontade política e a densidade do trabalho já realizado que irá constituir o conteúdo da candidatura a apresentar em Paris, na sede da UNESCO, não tenho dúvidas que será coroada de sucesso”.

Rosa Palma, presidente da Câmara Municipal de Silves, sublinhou que este é um projeto que não passa só pela área científica, mas só é possível “com o envolvimento das pessoas”.

“Temos contado com o excelente trabalho da Universidade do Algarve em todas as vertentes (Paleontologia, Geologia, Botânica…). Mas o projeto só se consegue se for mais identitário do local onde faz parte, e se as pessoas começarem por divulgar aquilo que é o seu território, desenvolvendo em si o sentimento de pertença”, afirmou a autarca.

O outro signatário foi José Carlos Rolo, edil de Albufeira, que realçou as mais-valias deste aspirante a Geoparque: “Irá diversificar a oferta turística, com uma aposta num turismo científico, como forma de quebrar um pouco a sazonalidade, já que não se trata de ‘sol e praia’ e, como tal, pode complementar um pouco aquilo que é a nossa atividade principal. Para além disso, irá desenvolver tudo aquilo que está envolvido nas nossas comunidades, como seja o artesanato, a gastronomia e atividades de outra índole que possam estar inseridas neste grandioso projeto”.

Por seu turno, o reitor da UAlg, Paulo Águas, manifestou a alegria em fazer parte da constituição desta associação. “Os nossos professores e os nossos investigadores estão fortemente comprometidos com este projeto, um projeto transformador do território, claramente alinhado com os desafios da sustentabilidade, e é também para isso que estamos cá. A Universidade do Algarve foi criada e existe para cooperar com as entidades regionais e locais, no sentido de construirmos um melhor Algarve e um melhor futuro para as nossas gentes”, frisou este académico.

O conceito de Geoparque Mundial UNESCO assenta numa área territorial com limites bem definidos que, possuindo um património geológico de grande relevo a nível nacional e internacional, alia uma estratégia de geoconservação e um conjunto de políticas de educação e sensibilização ambiental, à promoção de um desenvolvimento socioeconómico sustentável baseado em atividades de geoturismo, envolvendo as comunidades locais, contribuindo para a valorização e promoção dos produtos locais.

As parcerias e a implementação de projetos ligados à sustentabilidade, valorização dos recursos endógenos e conservação dos valores naturais de forma equilibrada, por forma a que as populações locais consigam retirar partido da existência de um geoparque no território, é uma das condições que a UNESCO impõe na sua lista extensa de conformidades, e que qualquer unidade de gestão de um geoparque tem de garantir e assegurar, com avaliações periódicas por parte da UNESCO, de quatro em quatro anos.

O desenvolvimento de atividades ligadas ao turismo criativo, à sensibilização para as alterações climáticas e preservação dos valores naturais, à valorização da gastronomia e produtos locais, ao património cultural e imaterial, entre outros aspetos, será uma das prioridades de trabalho da Associação Geoparque Algarvensis, procurando deste já parceiros para a área da geoeducação, geoconservação e geoturismo.

As entidades que operem neste território, nas mais diversas áreas de atuação, e que tenham na sua cultura, critérios de responsabilidade com o ambiente, património cultural, e valorização dos recursos endógenos, poderão desde já apresentar as suas propostas de parceria e projetos ao aspirante Geoparque Algarvensis, para uma maior dinamização socioeconómica do território.

Leia também: Municípios do Alentejo e Algarve estudam Geoparque na costa Sudoeste

Bananas no supermercado. Crédito: Freepik
Nacional

Nem frigorífico nem fruteira: este é o local ideal para conservar as bananas durante mais tempo no verão

09:30 11 Agosto, 2026 16:18 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Calor acelera o amadurecimento das bananas, mas guardá-las no frigorífico ou junto de outras frutas pode não ser a melhor solução

Algarve

Mãe e criança escapam sem ferimentos graves após despiste em Bela Mandil

09:10 11 Agosto, 2026 09:11 11 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A viatura ligeira saiu da estrada por volta das 23:00, tendo o acidente causado apenas susto aos dois ocupantes

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva, trovoada e vento forte a caminho: mau tempo regressa neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

09:00 11 Agosto, 2026 15:54 10 Agosto, 2026 | João Luís

Uma nova fase de instabilidade traz chuva e rajadas de vento, antes de o cenário começar gradualmente a melhorar

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí chuva ‘em força’ e trovoada: depressão traz risco de inundações a esta região

16:00 10 Agosto, 2026 00:41 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Calor volta a apertar em Portugal em algumas regiões, enquanto uma nova depressão traz chuva forte, trovoada e risco de inundações aos Açores

Cultura Nacional

“Playback” é o filme português mais visto do ano nos cinemas

11:50 11 Agosto, 2026 11:53 11 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Em apenas quatro dias de exibição, “Playback” somou mais de 11 mil espectadores e cerca de 77.797 euros de receita de bilheteira

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Adorei a minha profissão”: Joel reformou-se aos 61 anos após 30 de serviço com pensão de 2.454€ e sentimento de missão cumprida

12:00 11 Agosto, 2026 01:24 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Antigo professor francês reformou-se antecipadamente aos 61 anos e diz que a sua pensão lhe permite viver com dignidade e fazer aquilo que o faz feliz

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa Nacional

Quanto tempo posso conduzir em Espanha com um carro de matrícula portuguesa? Há prazos e multas até 1.500 euros

17:30 10 Agosto, 2026 14:46 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Conduzir em Espanha com um carro de matrícula portuguesa é permitido, mas existem prazos que variam consoante a residência do proprietário

Algarve Nacional

Faro despede-se do médico Eurico Gomes antes do funeral em Barcelos

07:40 11 Agosto, 2026 07:46 11 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Eurico Gomes estará em câmara ardente esta terça-feira, em Faro, antes da transladação para Barcelos, onde decorrerá o funeral

AIR W Algarve.
Algarve Vida & Lazer

Posso ver o eclipse no Algarve? Hotel em Albufeira cria evento gratuito para assistir ao fenómeno e os óculos do ‘momento’ estão incluídos

11:20 11 Agosto, 2026 11:05 11 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Eclipse de 12 de agosto será visível no Algarve e há um hotel em Albufeira a preparar um evento gratuito com música e óculos de proteção

Carnes no churrasco. Crédito: Freepik
Economia Nacional Vida & Lazer

Pode levar multas superiores a 2.000 euros por fazer churrascos em casa? Saiba quais as situações e como evitar problemas

09:30 10 Agosto, 2026 23:07 9 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todos os churrascos em casa são permitidos. Conheça as regras, os riscos e as coimas que podem aplicar-se

Cultura Europe Direct Algarve

‘Paseo por el Arte’ leva artistas algarvios às ruas de Ayamonte

10:46 11 Agosto, 2026 10:46 11 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Criadores dos dois lados do Guadiana vão expor pintura, escultura e fotografia nas ruas e praças de Ayamonte durante duas noites

Dia de calor. Crédito: Foto AI
Europa Opinião

A Europa não está preparada para o aumento das temperaturas

09:59 11 Agosto, 2026 09:59 11 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Os factos vistos à lupa por André Pinção Lucas e Juliano Ventura - Uma parceria do POSTAL com o Instituto +Liberdade

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

22:43 10 Agosto, 2026 00:59 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto de viajar na bagagem de porão

Praia demasiado cheia. Crédito: Foto AI
Europa

“A única coisa que vai voltar para casa és tu”: britânicos insatisfeitos ponderam dizer ‘adeus’ a um dos principais destinos turísticos europeus

18:30 10 Agosto, 2026 15:09 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Entre críticas à falta de habitação e à sobrelotação, uma frase dirigida aos britânicos chamou a atenção

Idosa a conduzir. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Adeus carta de condução? Há uma proposta que quer definir esta como a idade máxima para conduzir em Portugal

20:30 9 Agosto, 2026 15:13 6 Agosto, 2026 | João Luís

Petição pública levanta a hipótese de existir uma idade máxima para conduzir: fique a par do que está em cima da mesa

Idosa a ser observada no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Saiba como levantar dinheiro da conta de outra pessoa de forma legal e sem ter o cartão consigo

20:30 10 Agosto, 2026 15:06 10 Agosto, 2026 | João Luís

Há uma funcionalidade que permite levantar dinheiro da conta de outra pessoa sem fazer uma transferência e sem ter o cartão bancário

Bananas no supermercado. Crédito: Freepik
Nacional

Nem frigorífico nem fruteira: este é o local ideal para conservar as bananas durante mais tempo no verão

09:30 11 Agosto, 2026 16:18 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Calor acelera o amadurecimento das bananas, mas guardá-las no frigorífico ou junto de outras frutas pode não ser a melhor solução

Algarve

Mãe e criança escapam sem ferimentos graves após despiste em Bela Mandil

09:10 11 Agosto, 2026 09:11 11 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A viatura ligeira saiu da estrada por volta das 23:00, tendo o acidente causado apenas susto aos dois ocupantes

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva, trovoada e vento forte a caminho: mau tempo regressa neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

09:00 11 Agosto, 2026 15:54 10 Agosto, 2026 | João Luís

Uma nova fase de instabilidade traz chuva e rajadas de vento, antes de o cenário começar gradualmente a melhorar

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí chuva ‘em força’ e trovoada: depressão traz risco de inundações a esta região

16:00 10 Agosto, 2026 00:41 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Calor volta a apertar em Portugal em algumas regiões, enquanto uma nova depressão traz chuva forte, trovoada e risco de inundações aos Açores

Cultura, Nacional

“Playback” é o filme português mais visto do ano nos cinemas

11:50 11 Agosto, 2026 11:53 11 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Em apenas quatro dias de exibição, “Playback” somou mais de 11 mil espectadores e cerca de 77.797 euros de receita de bilheteira

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Adorei a minha profissão”: Joel reformou-se aos 61 anos após 30 de serviço com pensão de 2.454€ e sentimento de missão cumprida

12:00 11 Agosto, 2026 01:24 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Antigo professor francês reformou-se antecipadamente aos 61 anos e diz que a sua pensão lhe permite viver com dignidade e fazer aquilo que o faz feliz

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa, Nacional

Quanto tempo posso conduzir em Espanha com um carro de matrícula portuguesa? Há prazos e multas até 1.500 euros

17:30 10 Agosto, 2026 14:46 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Conduzir em Espanha com um carro de matrícula portuguesa é permitido, mas existem prazos que variam consoante a residência do proprietário

Algarve, Nacional

Faro despede-se do médico Eurico Gomes antes do funeral em Barcelos

07:40 11 Agosto, 2026 07:46 11 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Eurico Gomes estará em câmara ardente esta terça-feira, em Faro, antes da transladação para Barcelos, onde decorrerá o funeral

AIR W Algarve.
Algarve, Vida & Lazer

Posso ver o eclipse no Algarve? Hotel em Albufeira cria evento gratuito para assistir ao fenómeno e os óculos do ‘momento’ estão incluídos

11:20 11 Agosto, 2026 11:05 11 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Eclipse de 12 de agosto será visível no Algarve e há um hotel em Albufeira a preparar um evento gratuito com música e óculos de proteção

Carnes no churrasco. Crédito: Freepik
Economia, Nacional, Vida & Lazer

Pode levar multas superiores a 2.000 euros por fazer churrascos em casa? Saiba quais as situações e como evitar problemas

09:30 10 Agosto, 2026 23:07 9 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todos os churrascos em casa são permitidos. Conheça as regras, os riscos e as coimas que podem aplicar-se

Cultura, Europe Direct Algarve

‘Paseo por el Arte’ leva artistas algarvios às ruas de Ayamonte

10:46 11 Agosto, 2026 10:46 11 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Criadores dos dois lados do Guadiana vão expor pintura, escultura e fotografia nas ruas e praças de Ayamonte durante duas noites

Dia de calor. Crédito: Foto AI
Europa, Opinião

A Europa não está preparada para o aumento das temperaturas

09:59 11 Agosto, 2026 09:59 11 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Os factos vistos à lupa por André Pinção Lucas e Juliano Ventura - Uma parceria do POSTAL com o Instituto +Liberdade

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

22:43 10 Agosto, 2026 00:59 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto de viajar na bagagem de porão

Praia demasiado cheia. Crédito: Foto AI
Europa

“A única coisa que vai voltar para casa és tu”: britânicos insatisfeitos ponderam dizer ‘adeus’ a um dos principais destinos turísticos europeus

18:30 10 Agosto, 2026 15:09 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Entre críticas à falta de habitação e à sobrelotação, uma frase dirigida aos britânicos chamou a atenção

Idosa a conduzir. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Adeus carta de condução? Há uma proposta que quer definir esta como a idade máxima para conduzir em Portugal

20:30 9 Agosto, 2026 15:13 6 Agosto, 2026 | João Luís

Petição pública levanta a hipótese de existir uma idade máxima para conduzir: fique a par do que está em cima da mesa

Idosa a ser observada no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Saiba como levantar dinheiro da conta de outra pessoa de forma legal e sem ter o cartão consigo

20:30 10 Agosto, 2026 15:06 10 Agosto, 2026 | João Luís

Há uma funcionalidade que permite levantar dinheiro da conta de outra pessoa sem fazer uma transferência e sem ter o cartão bancário

Últimas Notícias

  • Posso ter de pagar mais se beber um café na esplanada? Há casos em que a resposta é sim
    Posso ter de pagar mais se beber um café na esplanada? Há casos em que a resposta é sim
  • “Adorei a minha profissão”: Joel reformou-se aos 61 anos após 30 de serviço com pensão de 2.454€ e sentimento de missão cumprida
    “Adorei a minha profissão”: Joel reformou-se aos 61 anos após 30 de serviço com pensão de 2.454€ e sentimento de missão cumprida
  • “Playback” é o filme português mais visto do ano nos cinemas
    “Playback” é o filme português mais visto do ano nos cinemas
  • Príncipe norueguês ‘imita’ a filha dos reis de Espanha e vem estudar para Portugal: já se sabe qual é a universidade
    Príncipe norueguês ‘imita’ a filha dos reis de Espanha e vem estudar para Portugal: já se sabe qual é a universidade
  • Posso ver o eclipse no Algarve? Hotel em Albufeira cria evento gratuito para assistir ao fenómeno e os óculos do ‘momento’ estão incluídos
    Posso ver o eclipse no Algarve? Hotel em Albufeira cria evento gratuito para assistir ao fenómeno e os óculos do ‘momento’ estão incluídos

Opinião

  • A Europa não está preparada para o aumento das temperaturas
    A Europa não está preparada para o aumento das temperaturas
  • O papel dos engenheiros na segurança e defesa do século XXI | Por Hélder Sousa Silva
    O papel dos engenheiros na segurança e defesa do século XXI | Por Hélder Sousa Silva
  • Queixamo-nos do outro, o outro queixa-se de nós | Por Luís Ganhão
    Queixamo-nos do outro, o outro queixa-se de nós | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • ‘Paseo por el Arte’ leva artistas algarvios às ruas de Ayamonte
    ‘Paseo por el Arte’ leva artistas algarvios às ruas de Ayamonte
  • O papel dos engenheiros na segurança e defesa do século XXI | Por Hélder Sousa Silva
    O papel dos engenheiros na segurança e defesa do século XXI | Por Hélder Sousa Silva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento