Foi apresentado na Igreja Matriz de Loulé, no início da semana, no âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, o “Roteiro da Arquitectura Religiosa no Concelho de Loulé”, da autoria dos investigadores da Universidade do Algarve, Francisco Lameira e Marco Sousa Santos.
Trata-se de uma obra editada pela Câmara de Loulé, que faz uma incursão pelos valores patrimoniais do concelho com relevância artística, nomeadamente os de natureza religiosa. O Roteiro aborda os diferentes estilos arquitectónicos, as modalidades artísticas subsidiárias da arquitectura e as artes móveis ou portáteis.
Os autores destacam de entre os valores patrimoniais concelhios, “obrigatórios em qualquer História da Arte em Portugal: a Igreja de São Lourenço de Almancil, interessante testemunho da época barroca, e a torre da antiga mesquita de Loulé, da época islâmica”.
Ao desafiar a Universidade a elaborar o livro e a editar este Roteiro, pretende a autarquia de Loulé contribuir significativamente para o aumento do conhecimento deste património religioso e, simultaneamente, fortalecer a oferta cultural do concelho e promover uma visita todos os dias do ano. Por outro lado, é mais uma acção integrada na política de preservação e valorização do património cultural concelhio.
“Este foi um desafio lançado ao professor Francisco Lameira, porque considerámos que era uma necessidade do nosso concelho, o de conhecer melhor o nosso património arquitectónico religioso e, consequentemente, valorizá-lo e utilizá-lo na área da educação pelo património e na divulgação turística”, disse Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé.
Por seu turno, Manuel Célio Conceição, director do Departamento de Artes e Humanidades da Universidade do Algarve, que fez a apresentação da obra, considerou tratar-se de “um livro com um legado de memória futura, de valorização do território, um livro que se apresenta com uma excelente fotografia e paginação, um conteúdo resultante de uma investigação séria e de qualidade”.
A obra pode ser adquirida na Loja do Museu Municipal de Loulé.