Loulé prepara-se para acolher, nos próximos dias 26 e 27 de Setembro, um Fim-de-semana Criativo, numa iniciativa que junta artistas, agentes culturais e turísticos que irão proporcionar uma participação activa no património da região.
Loulé, primeira cidade portuguesa a integrar a Rede Internacional de Turismo Criativo, comemora assim o Dia Mundial de Turismo oferecendo aos turistas e residentes um programa diversificado de experiências criativas.
No programa há espaço para uma aula aberta de corridinho e danças de roda, composições tipográficas numa gráfica, trabalhos em esgrafitos, uma actividade de joalharia contemporânea inspirada nos mapas da cidade, um workshop de teatro comunitário, várias experiências relacionadas com gastronomia tradicional e uma tertúlia sobre Criatividade, Património e Turismo.
O evento, refere a organização em nota de imprensa, “pretende divulgar a iniciativa Loulé Criativo promovida pela Câmara Municipal e o trabalho que a rede local de agentes está a desenvolver no município”.
Caroline Couret, a directora da Rede Internacional de Turismo Criativo “Creative Tourism Network”, e um grupo de jornalistas internacionais convidados através de uma parceira com a ATA – Associação do Turismo do Algarve, participam deste evento cultural.
A participação nas actividades no âmbito deste evento é gratuita mas sujeita a inscrição.
O projecto Loulé Criativo é uma aposta do município na valorização da identidade do seu território e apoia a formação, a inovação e a actividade de artesãos e profissionais do sector criativo.
A autarquia pretende alargar e enriquecer a “Rede Loulé Criativo Turismo” com novas actividades e empreendedores que incorporem a cadeia económica do turismo, que contribuam para manter e inovar as tradições, festejar a identidade e criar um ecossistema favorável à criatividade.
Mais informações no site www.loulecriativo.pt ou pelo telefone 289 400 829.