A Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve (Almargem) lançou na segunda-feira um novo guia em papel e uma aplicação móvel digital dos percursos pedestres da Via Algarviana.
Em comunicado, a associação ambientalista especificou que o guia da Grande Rota Pedestre reúne a informação detalhada sobre cada um dos 14 setores que compõem os cerca de 300 quilómetros de extensão da rota que liga, pelo interior da região, os extremos este e oeste do Algarve, ou seja entre Alcoutim e o Cabo de São Vicente, em Sagres, no concelho de Vila do Bispo.
O documento inclui também informações sobre as nove ligações ao eixo principal da Grande Rota, com o mapa do itinerário, a ficha técnica, descrição e pontos de interesse.
Os promotores asseguram que “toda a informação foi revista e melhorada com base em versões anteriores do guia e dando voz às sugestões dos caminhantes que têm percorrido o interior do Algarve”.
O guia foi disponibilizado no mesmo dia em que foi lançada oficialmente nas lojas das plataformas Apple e Google, a aplicação digital que possibilita seguir os percursos usando os mapas da própria aplicação, mesmo em locais onde não existe rede de Internet, refere a associação ambientalista.
Ao mesmo tempo foram lançados cinco novos percursos pedestres na serra de Monchique que reforçam a rede da Via Algarviana e que vão permitir explorar as paisagens, património natural, histórico e cultural da serra, de forma autónoma e em segurança, concluiu.