O CECAL – Centro de Experimentação e Criação Artística (pátio interior), Parque Municipal de Loulé, recebe no próximo sábado, pelas 19 horas, a performance poético-musical de Los Negros, Luís Conceição e Álvaro de Campos “Amor e Medo”, sob a direcção de Tela Leão.
Os poemas do “tavirense” Álvaro de Campos foram a “argamassa” utilizada por Tela Leão para ligar o rock alternativo, a música experimental e a dramaticidade dos Los Negros, com a música romântica e, por vezes, satírica de Luís Conceição.
O espectáculo começa por apresentar facetas faceiras e graciosas do romantismo de composições de Luís e de alguns poemas de Álvaro de Campos que compositores brasileiros interpretaram com a leveza de um samba, uma morna ou um tango. Passará depois para um universo de amores e de traições que levam ao cansaço e à angústia, terminando no horror da guerra, mas redimindo-se novamente numa proposta final de amor e entrega.
As letras das canções dos Los Negros são de Sara Ribeiro e João Garcia Miguel. Luís Conceição e João Resende escreveram as letras para as composições do Luís. Alguns dos poemas de Álvaro de Campos foram musicados por Murilo Alvarenga e Túlio Borges.
O espectáculo é um projecto de Mão na Arte, um programa da associação Partilha Alternativa. É realizado com apoio à criação da Direcção Regional de Cultura do Algarve e da Câmara de Tavira.
A entrada é livre.
Projecto Los Negros
Los Negros é o nome da banda que aqui se apresenta em formação reduzida, com a actriz, performer e cantora Sara Ribeiro, o guitarrista Alexandre Bernardo e o violinista Gil Dionísio. Definida pelos integrantes como “uma banda cuja sonoridade se move entre o rock alternativo, a música experimental, a performance e a poesia”. Juntaram-se em 2013. Nesta altura a banda tinha o nome de Blood Brook. Ainda em 2014 a banda muda de nome para Los Negros e, de cara lavada, lançou o seu primeiro E.P. de originais em Fevereiro de 2015. Os temas originais com letras de Sara Ribeiro e João Garcia Miguel, buscam e exploram o abismo do som e das palavras, o ruído da voz nas coisas de nada da vida.
Luís Conceição
Luís Conceição, pianista e compositor, é licenciado em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa, e em Piano pela Universidade de Évora. Trabalhou como pianista acompanhador, professor de Piano e de História da Música no Canto Firme de Tomar e no Conservatório Regional do Algarve Maria Campina (CRAMC). É vice-presidente e professor de Piano na Academia de Música de Tavira. Já se apresentou em inúmeras salas nacionais e internacionais. Começou a compor em 1993, tendo produzido mais de 200 obras, parte delas gravadas em 3 Cds de edição de autor. O seu estilo de linguagem é essencialmente a de fusão, apresentando afinidades com a Música Étnica, Jazz e Música Erudita.
Tela Leão
Tela Leão, programadora cultural e directora artística, vive em Tavira desde 2007. Na Expo98 de Lisboa foi directora adjunta de programação. Dirigiu a programação cultural do Pavilhão de Portugal nas Expos de Hannover 2000 e Zaragoza 2008. Participou na concepção e foi gestora do portal On the Move para o IETM Informal European Theatre Meeting, até 2003. Coordenou a programação de “Lisboa em Festa” 2004. Assistente do Prof. António Lamas, primeiro comissário do evento “Faro 2005 Capital Nacional da Cultura”. Participou da equipa de programadores da Comissão Nacional para o Centenário da República. Em Tavira foi autora de roteiros e directora artística Conta-me Outros Fados, colaborando com o Al-Masrah Teatro e Villa-Lobos em Movimento, na Academia de Música de Tavira onde também produziu o Dueto para Guitarra Clássica com Josué Nunes e Composições Visuais Digitais de Vinicius Almada. Autora do programa Mãos na Arte. Fundou a Partilha Alternativa Associação, para continuar a desenvolver seu trabalho criativo em parceria com outras associações e artistas individuais da região.