A Câmara de Loulé comemora, a partir da próxima sexta-feira e até domingo, as Jornadas Europeias do Património, este ano dedicadas ao tema Património Industrial e Técnico, com um programa de actividades que decorrem em Loulé e Alte.
“Com o objectivo de sensibilizar os cidadãos para o seu valor e para a importância de um olhar actualizado acerca das suas potencialidades e do seu futuro, o tema destas Jornadas remete-nos para um vasto conjunto do nosso património; envolvendo-nos a todos, está permanentemente presente no nosso quotidiano, e foi-nos deixando um legado que se revela em fábricas, pontes, moinhos, canais, linhas de caminho-de-ferro, lojas, vilas operárias, minas, portos, património da água e da luz, pequenas indústrias artesanais, arquivos públicos e empresariais, entre muitas outras realizações da industria e da técnica, alguns ainda em uso e outros abandonados ou já reutilizados; todos eles são testemunho do engenho e criatividade de gerações passadas”, refere a autarquia louletana em nota de imprensa enviada à nossa redacção.
Assim, na sexta-feira, pelas 18 horas, a sala polivalente do Museu Municipal de Loulé recebe a iniciativa “Laboratório da Memória”, com a participação dos técnicos deste Museu.
À noite, pelas 21 horas, no Pólo Museológico Cândido Guerreiro, em Alte, Afonso Dias apresenta “Lendas do País do Sul”, um tributo a Francisco Xavier d’Athaíde Oliveira, a partir do Romanceiro e Cancioneiro do Algarve (1905).
O Grupo Coral “Outras Vozes” apresenta o concerto “Vozes da Europa” no sábado, pelas 15 horas, no Museu Municipal. Trata-se de uma iniciativa promovida pela Direcção Regional de Cultura do Algarve. Segue-se, pelas 16 horas, mais uma sessão da actividade “Olhar de…”, desta vez com Ana Figueiras, professora de música e flautista.
De salientar que a Câmara de Loulé associa as Jornadas Europeias do Património ao Dia Mundial do Turismo e ao Fim de Semana Criativo.